Melhora do Ensino no Brasil

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 03/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nota-se que a Constituição Federal de 1988, artigo 205, diz que é direito de todos e dever do Estado, visando o pleno desenvolvimento da pessoa e prepará-la para o mercado de trabalho e para que possa exercer sua cidadania. (Problemas na construção de sentido) No entanto, o sucateamento do ensino no Brasil, ainda mais em escolas públicas, vem na contra-mão dessas ideias, promovendo a passagem de ano de alunos que sequer sabem ler e interpretar textos simples, contribuindo enormemente para a taxa de analfabetismo funcional.

(Boa estratégia coesiva) Segundo o INAF, uma parcela significativa da população brasileira não compreende plenamente o que lê, comprometendo substancialmente a construção da cidadania na população. Esse problema se agrava ainda mais quando temos muitos graduandos que chegam ao ensino superior sem conseguir ler e interpretar textos acadêmicos e isso implica diretamente na taxa de evasão. A incapacidade da leitura afeta o pensamento crítico do cidadão, comprometendo sua capacidade de exercer seus direitos em totalidade pela incapacidade de entender as escritas e os deixando à mercê da desinformação que permeia o mundo contemporâneo.

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, segundo matéria do portal do G1.com, o Brasil ocupa as piores colocações no investimento da educação entre os países que investem em educação. O problema fica ainda mais grave quando se percebe que temos em nossas escolas profissionais com uma qualificação deficitária, se perpetuando por toda a cadeia de ensino, seja pelo péssimo incentivo de renovação do currículo dos docentes ou pela baixa remuneração desta área. Cabe ao Governo Federal estudar os problemas enfrentados no país para que consigamos reverter este quadro alarmante o quanto antes.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é fundamental que o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, crie incentivos para melhorar os hábitos de leitura nas escolas, seja com pontos ou com um clube dos livros, distribuindo gratuitamente obras literárias. Além disso, é importante investir em uma evolução contínua dos profissionais da área, melhorando os materiais didáticos e garantindo uma maior estrutura e valorização da docência. Com tais medidas, conseguiremos combater a taxa de analfabetismo funcional no país, promovendo ações significativas na erradicação deste problema educacional. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200