O poder da transformação

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 03/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
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Pensamentos, conhecimentos e um pouco de tudo que se possa imaginar, sim é esse o poder da leitura na construção de um país e de sua sociedade. (Melhore a contextualização. Parágrafo frasal)

Existe uma grande necessidade de investimento na educação, e em especial a leitura, é através dela que produzimos seres pensantes, a leitura aguça o nosso pensamento critico, nos permite conhecermos nossos direitos e deveres nos abrindo oportunidades para vermos o problema de várias perspectivas, estimulando o desenvolvimento critico, fazendo com que a sociedade seja ativa politicamente. (Parágrafo frasal)

Cidadãos que leem, (Sem vírgula) têm maiores chances de interpretar, e entender seus direitos e deveres fazendo com que sejam ativos politicamente e construindo um país mais justo e igualitário, a leitura não se limita ao ato de decodificar palavras, mas sim um processo de compreensão, interpretação e reflexão. Ao desenvolver essas habilidades, o leitor se torna mais apto a compreender a realidade social, identificar problemas e buscar soluções, tornando-se um cidadão mais consciente e atuante. Em geral, a leitura é uma ferramenta poderosa para a construção da cidadania não só no Brasil, mas em vários países, pois estimula o desenvolvimento intelectual, promove a consciência crítica, e capacita os cidadãos a participar ativamente da vida social e política. (Não apresentou a proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     480
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200