O poder da transformação
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 03/07/2025
Pensamentos, conhecimentos e um pouco de tudo que se possa imaginar, sim é esse o poder da leitura na construção de um país e de sua sociedade. (Melhore a contextualização. Parágrafo frasal)
Existe uma grande necessidade de investimento na educação, e em especial a leitura, é através dela que produzimos seres pensantes, a leitura aguça o nosso pensamento critico, nos permite conhecermos nossos direitos e deveres nos abrindo oportunidades para vermos o problema de várias perspectivas, estimulando o desenvolvimento critico, fazendo com que a sociedade seja ativa politicamente. (Parágrafo frasal)
Cidadãos que leem, (Sem vírgula) têm maiores chances de interpretar, e entender seus direitos e deveres fazendo com que sejam ativos politicamente e construindo um país mais justo e igualitário, a leitura não se limita ao ato de decodificar palavras, mas sim um processo de compreensão, interpretação e reflexão. Ao desenvolver essas habilidades, o leitor se torna mais apto a compreender a realidade social, identificar problemas e buscar soluções, tornando-se um cidadão mais consciente e atuante. Em geral, a leitura é uma ferramenta poderosa para a construção da cidadania não só no Brasil, mas em vários países, pois estimula o desenvolvimento intelectual, promove a consciência crítica, e capacita os cidadãos a participar ativamente da vida social e política. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 480 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
