Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
A autora brasileira Carolina Maria de Jesus foi capaz, por meio de seu livro autobiográfico "Quarto de despejo: Diário de uma favelada", de dar um retrato nu e cru de sua realidade periférica, pouco antes explorada pela mídia. Seu interesse pela leitura desde a juventude foi o que a possibilitou de ter sua voz ouvida. Atualmente, no entanto, a leitura continua a ser um hábito pouco frequentado e cultivado. Assim, torna-se imprescindível discutir essa situação, pensando na educação deficiente e na desigualdade social que afetam diretamente este problema. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, o interesse pela leitura é uma qualidade necessária que deve ser desenvolvida desde o início da trajetória educacional de um cidadão, pois isto é um componente-chave para a formação do pensamento crítico. Segundo o escritor António Lobo Antunes "um povo que nunca lê será um povo escravo", é uma afirmativa que frisa a importância da leitura como ferramenta para garantir voz ao cidadão e o incluir de forma ativa na sociedade. Com base nisso, uma mudança urgente e pragmática deve ser realizada, transformando o sistema educacional e aumentando o incentivo à leitura em salas de aula.
(Boa estratégia coesiva) Além do mais, outro fator que torna o acesso à leitura, e por consequência a expansão da participação social do indivíduo, um desafio é a desigualdade social (Melhore a construção de sentido). Segundo o Instituto Pró-Livro, brasileiros que leem com frequência possuem melhores índices de escolaridade e renda. No entanto, mesmo se houverem esforços individuais para aumentar o consumo de livros, existem inúmeros obstáculos: o valor dos livros, o difícil acesso às bibliotecas públicas em áreas periféricas, rotinas corridas e estressantes que limitam o tempo livre para apreciar uma leitura de qualidade, dentre outros. Sendo assim, mesmo que a leitura permita a construção de um cidadão não passivo dentro da sociedade e do governo, poucos esforços são feitos para atingir a "raiz" mais profunda deste problema.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, medidas são cabíveis na resolução da questão discutida. Com ajuda do Governo Federal e secretarias da educação, é possível ampliar o acesso à leitura por meio da distribuição gratuita de livros, criação de bibliotecas em áreas periféricas e também o fomento à literatura nas escolas a partir de políticas públicas como o fortalecimento do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) e com a organização de eventos e projetos culturais nas escola. Com isso, pode-se esperar mudanças na maneira como o Brasil funciona a respeito do incentivo à leitura e promover a formação de cidadãos conscientes, críticos e participativos, promovendo a democracia e inclusão social. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |