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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 03/07/2025
A Constituição Federal de 1988 garante o direito ao exercício da cidadania aos brasileiros. Fora dos limites teóricos da Carta Magna, no Brasil hodierno, percebe-se que não há o cumprimento integral desse direito, uma vez que existe um grande déficit de leitura no país, e por consequência, (Sem vírgula) gera prejuízos imensuráveis na construção da identidade do cidadão. Desse modo, é importante ressaltar dois dos principais causadores desse problema: a desigualdade social e a rápida dispersão de informações nas mídias. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, em primeira análise, é pertinente afirmar que a renda familiar está intimamente ligada a posse de conhecimento. Nesse raciocínio, cabe explicar que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil lidera o ranking internacional em termos de diferença na concentração de capital. Soma-se isso ao fato de que o capitalismo tornou a leitura algo manufaturado, levando diversas livrarias à falência por falta de consumidores, como a Saraiva, por exemplo. Nota-se, então, a impossibilidade de que pessoas pouco privilegiadas tenham acesso ao conhecimento. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperioso destacar que a rápida dispersão de informações nas mídias traz resultados negativos. De acordo com o pensador Edmund Burke, "Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la", aplicando esse conceito na sociedade moderna do Brasil, é evidente a importância do consumo de produção literária. No entanto, a forma como as notícias chegam às redes sociais, com chamadas resumidas e conteúdo curto, sedentarizou intelectualmente os brasileiros, de modo que um texto longo causa cansaço. Dessarte, é necessário atenuar essa problemática. (Melhore a relação com o tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é preciso combater as questões supramencionadas. Para isso, é dever do Estado, encarregado de garantir os direitos da população, promover a leitura por meio de feiras com valores acessíveis ou doações para comunidades que necessitam, a fim de proporcionar a oportunidade de informação a todos. Concomitantemente, cabe às midias sociais mudar as postagens de notícias, por intermédio de uma equipe de redatores, para então tornar o texto mais completo e construtivo. Assim, resolve-se-á o problema em debate. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
