[Sem título]

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 03/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Constituição Federal de 1988 garante o direito ao exercício da cidadania aos brasileiros. Fora dos limites teóricos da Carta Magna, no Brasil hodierno, percebe-se que não há o cumprimento integral desse direito, uma vez que existe um grande déficit de leitura no país, e por consequência, (Sem vírgula) gera prejuízos imensuráveis na construção da identidade do cidadão. Desse modo, é importante ressaltar dois dos principais causadores desse problema: a desigualdade social e a rápida dispersão de informações nas mídias. (Muito bem. Formulou a tese)

Diante desse cenário, em primeira análise, é pertinente afirmar que a renda familiar está intimamente ligada a posse de conhecimento. Nesse raciocínio, cabe explicar que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil lidera o ranking internacional em termos de diferença na concentração de capital. Soma-se isso ao fato de que o capitalismo tornou a leitura algo manufaturado, levando diversas livrarias à falência por falta de consumidores, como a Saraiva, por exemplo. Nota-se, então, a impossibilidade de que pessoas pouco privilegiadas tenham acesso ao conhecimento. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperioso destacar que a rápida dispersão de informações nas mídias traz resultados negativos. De acordo com o pensador Edmund Burke, "Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la", aplicando esse conceito na sociedade moderna do Brasil, é evidente a importância do consumo de produção literária. No entanto, a forma como as notícias chegam às redes sociais, com chamadas resumidas e conteúdo curto, sedentarizou intelectualmente os brasileiros, de modo que um texto longo causa cansaço. Dessarte, é necessário atenuar essa problemática. (Melhore a relação com o tema proposto)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é preciso combater as questões supramencionadas. Para isso, é dever do Estado, encarregado de garantir os direitos da população, promover a leitura por meio de feiras com valores acessíveis ou doações para comunidades que necessitam, a fim de proporcionar a oportunidade de informação a todos. Concomitantemente, cabe às midias sociais mudar as postagens de notícias, por intermédio de uma equipe de redatores, para então tornar o texto mais completo e construtivo. Assim, resolve-se-á o problema em debate. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200