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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 03/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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A leitura e essencial para o desenvolvimento do indivíduo no intelectual, pessoal e social, além do crescimento individual e coletivo, ampliando o conhecimento do cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. (Melhore a contextualização. Parágrafo frasal)

Entretanto, no Brasil, existe baixo acesso à leitura, por muitas pessoas, não terem incentivo, além da falta de acesso a livros e bibliotecas. Outro fator que contribui para esse problema e a falta de incentivo principalmente desde a primeira infância, ocasionando no atraso no desempenho na aprendizagem escolar,baixo senso crítico, surgindo assim cidadao desinformados e manipuláveis. (Reestruture e melhore a apresentação da discussão)

Na época da República Velha, no Brasil, acontecia nas eleições o voto de cabresto que Coronéis obrigavam a população pobre analfabeta a votar em certos candidatos do seu agrado,isso acontecia pela falta de escolaridade da população por não saber ler e escrever,sendo fácil de enganados e manipulaveis.Nos dias atuais o indivíduo com falta de leitura acredita em boatos,Fale news ou promessas falsas de políticos, (Melhore a progressão de ideias) além disso dificilmente conhece seus direitos, deveres,gerando uma exclusão social no que gera o enfraquecimento na democracia. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos mencionados acima, cabe ao governo um programa de incentivo a leitura de jovens e crianças como clube de leitura, debate sobre clássico literários,ou incentivo para o surgimento de nós escritores, mais surgimento de biblioteca pública,Alem da distribuição de livros de baixo custo, tornando a leitura acessível a todas as camadas da população. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais clareza ao longo do desenvolvimento. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200