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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 03/07/2025
A leitura é um fator importante na formação do ser humano, seja para o acesso à informação quanto para o desenvolvimento crítico. Entretanto, a falta do hábito da leitura impacta na construção da cidadania, pois dificulta o exercer de direitos e deveres assim como o crescimento pessoal, importantes na vivência social. (Discussão pertinente. Melhore a contextualização do tema)
Em primeiro lugar, indivíduos que não leem possuem menor capacidade de tomada de decisão, uma vez que interpretam e gerenciam menos suas escolhas. Isto é, o controle sofrido pelos trabalhadores analfabetos, no período das eleições, para a obtenção de votos durante a República Velha, dificultando o seu poder de escolha. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, à falta de acesso aos livros contribui para a não formação da opinião, já que o cidadão necessita de um intermédio dessa forma, subjugando sua visão de mundo. Ou seja, todo o conhecimento adquirido pela Igreja Católica, no decorrer da Idade Média, porém indisponível a uma parte da sociedade, tornando-os dependentes. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a leitura é fundamental em todos os aspectos de um ser. Cabe ao Ministério da Educação investir em projetos voltados a propagação do incentivo à leitura, principalmente em escolas com oficinas de criação de histórias, palestras com autores e bibliotecas itinerantes em diversos bairros. Logo, promovendo um maior alcance à democracia. (Não apresentou a proposta propriamente dita) 
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
