[Sem título]

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 03/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A leitura é um fator importante na formação do ser humano, seja para o acesso à informação quanto para o desenvolvimento crítico. Entretanto, a falta do hábito da leitura impacta na construção da cidadania, pois dificulta o exercer de direitos e deveres assim como o crescimento pessoal, importantes na vivência social. (Discussão pertinente. Melhore a contextualização do tema)

Em primeiro lugar, indivíduos que não leem possuem menor capacidade de tomada de decisão, uma vez que interpretam e gerenciam menos suas escolhas. Isto é, o controle sofrido pelos trabalhadores analfabetos, no período das eleições, para a obtenção de votos durante a República Velha, dificultando o seu poder de escolha. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, à falta de acesso aos livros contribui para a não formação da opinião, já que o cidadão necessita de um intermédio dessa forma, subjugando sua visão de mundo. Ou seja, todo o conhecimento adquirido pela Igreja Católica, no decorrer da Idade Média, porém indisponível a uma parte da sociedade, tornando-os dependentes. (Reestruture e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a leitura é fundamental em todos os aspectos de um ser. Cabe ao Ministério da Educação investir em projetos voltados a propagação do incentivo à leitura, principalmente em escolas com oficinas de criação de histórias, palestras com autores e bibliotecas itinerantes em diversos bairros. Logo, promovendo um maior alcance à democracia. (Não apresentou a proposta propriamente dita) 

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200