A leitura ferramenta para uma vida mais digna
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 02/07/2025
A importância da leitura na construção da cidadania, (Sem vírgula) é um assunto que deve ser debatido devido à sua relevância na atualidade. Dessa forma, é essencial expor os tópicos, liberdade no voto e comunicação entre os cidadãos. Esses pontos proporciona, uma análise ampla e crítica da situação. (Melhore a contextualização)
Primeiramente, é importante elencar a leitura como uma porta de liberdade para o cidadão, complementando o contexto. Dessa forma, um cidadão que sabe ler, compreender e interpretar, ele não é enganado por pessoas de má fé. Ele sempre vai buscar entender seus direitos e deveres. Exemplo, nas eleições, na sociedade atual, o voto, é com base na compressão das propostas dos candidatos e não ao voto de cabresto como no passado. Confirmando, que a leitura é a responsável pela melhora na vida das pessoas, pois as elas, passaram a estudadar mais e conhecer seus direitos. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Posteriormente, é essencial discutir sobre a leitura como elo que possibilita um boa comunicação para uma convivência melhor entre as pessoas, proporcionando a ánalise temática desse tópico. Dessa forma, a leitura permite uma boa comunicação entre os cidadãos, seja, essa de forma presencial e distância pelo celular ou computador. Além, que as mesmas sejam enganadas por informações falsas entre as pessoas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indiscutível que a leitura é essencial para exercer uma boa cidadania. Assim, é importante, que o governo melhore cada vez mais as estruturas existentes na educação, para alcançar mais pessoas como crianças, jovens e idosos. O mais importante é que uma melhora na sociedade é um bem - estar individual e coletivo. (Não apresentou a proposta propriamente dita) 
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais clareza e produtividade. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
