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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 02/07/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Iara - Correção por Inteligência Artificial
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fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
120
Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2
160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
80
Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final
680
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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A importância da leitura na construção da cidadania, (Sem vírgula) é um assunto que deve ser debatido devido à sua relevância na atualidade. Dessa forma, é essencial expor os tópicos, liberdade no voto e comunicação entre os cidadãos. Esses pontos proporciona, uma análise ampla e crítica da situação. (Melhore a contextualização)
Primeiramente, é importante elencar a leitura como uma porta de liberdade para o cidadão, complementando o contexto. Dessa forma, um cidadão que sabe ler, compreender e interpretar, ele não é enganado por pessoas de má fé. Ele sempre vai buscar entender seus direitos e deveres. Exemplo, nas eleições, na sociedade atual, o voto, é com base na compressão das propostas dos candidatos e não ao voto de cabresto como no passado. Confirmando, que a leitura é a responsável pela melhora na vida das pessoas, pois aselas, passaram a estudadar mais e conhecer seus direitos. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Posteriormente, é essencial discutir sobre a leitura como elo que possibilita um boa comunicação para uma convivência melhor entre as pessoas, proporcionando a ánalise temática desse tópico. Dessa forma, a leitura permite uma boa comunicação entre os cidadãos, seja, essa de forma presencial e distância pelo celular ou computador. Além, que as mesmas sejam enganadas por informações falsas entre as pessoas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indiscutível que a leitura é essencial para exercer uma boa cidadania. Assim, é importante, que o governo melhore cada vez mais as estruturas existentes na educação, para alcançar mais pessoas como crianças, jovens e idosos. O mais importante é que uma melhora na sociedade é um bem - estar individual e coletivo. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais clareza e produtividade. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
160
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
120
Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
120
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
160
Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
80
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.