A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 02/07/2025
Nos últimos anos, tem-se discutido sobre a importância da consciência empática para a promoção da igualdade e do desenvolvimento da comunidade, com o fito de sanar os impasses ainda presentes no contemporâneo. Sendo assim, para uma maior desenvoltura do pensamento crítico, torna-se imprescindível o papel da leitura para a formação de cidadãos conscientes e sua participação política.
A princípio, convém salientar os benefícios que a leitura traz não só para o sujeito, mas também para o desenvolvimento de seu país. Tais como, maior responsabilidade social, uma análise profunda sobre os eventos climáticos e sobre as causas sociais (desigualdade econômica e social), por isso quando o conhecimento é restringido há uma maior vunerabilidade para a população, pois possibilita a uma divisão de poder e controle de um indivíduo sobre outros (em sua maioria autoritária). (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperioso considerar que a falta de conhecimento contribui para a criação de linhas de pensamento ou crenças negativas sobre um determinado aspecto ou revés, como exemplo disso a falta de informação torna pessoas com necessidades específicas e distúrbios psicológicos vítimas da insensibilidade e do preconceito por parte da população. (Reestruture e explore com clareza e produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, torna-se notório o poder do conhecimento para a formação da plena cidadania e de sua importância social. Com isso, o papel da leitura na sociedade brasileira contribuí para o desenvolvimento de cidadãos reflexivos e empáticos no que diz respeito à construção de uma sociedade mais justa, igualitária e participativa no meio político, além do cumprimento de seus direitos e deveres, assim constituindo cidadãos engajados e conscientes de seu papel na sociedade. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões de modo mais produtivo. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
