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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 02/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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No artigo 205, da Constituição Federal de 1988, infere-se sobre a educação, sendo ela um direito Universal. Em contraposição, seus meios de didática se tornam limitadores, a partir da concepção da educação técnica no Brasil, pouco valorosa a prática de leitura como fomentadoras de identidades (Melhore a construção dessa ideia). Diante disso, se torna exposto a responsabilização dos Ministérios educacionais mediante o crescente e analfabetismo funcional. (Reelabore. Cuidado com a fuga ao tema)

Sob essa ótica, a parca utilização de material didático literário está intimamente ligada com os investimentos educacionais e com o padrão de vida resultando na decrescente propagação de obras. Em objetificação do exposto, o site agência Brasil, (Sem vírgula) detalha o percentual de alunos de menor nível socioeconômico mediante patamares de aprendizagem -dentre eles,a leitura. Enquanto que os alunos de classe média obtém o percentual aprovativo de 51%, valida-se assim, a prerrogativa exposta e os reveses.

Nesse interim, perpetua-se a desigualdade como fator decisivo na ausência de materiais nacionais. Assim sendo, delimita-se um espaço em que a execução plena da educação proposta pelo artigo 205 se torna errônea, visto a falta de apoio e incentivos estatais, e a ignorância sociocultural brasileira. Em ciência de tais consequências, um dito popular acaba por sintetizar bem a pauta: "o governo não da educação porque a educação derruba o governo", em justaposição é visível como a educação plena - em todas as suas formas- é um projeto governamental. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, é dever do Governo Federal (órgão responsável por ministrar os interesses nacionais) por meio do Ministério da Educação, criar encontros literários nas escolas por meios de encontros semestrais, além de facilitar o acesso a obras identitárias nacionais de forma que mitigue os paradigmas relacionados ao analfabetismo literário. 

Dados correção tradicional

Desenvolvimento tangencial. Reelabore. 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     440
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200