[Sem título]
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 02/07/2025
No artigo 205, da Constituição Federal de 1988, infere-se sobre a educação, sendo ela um direito Universal. Em contraposição, seus meios de didática se tornam limitadores, a partir da concepção da educação técnica no Brasil, pouco valorosa a prática de leitura como fomentadoras de identidades (Melhore a construção dessa ideia). Diante disso, se torna exposto a responsabilização dos Ministérios educacionais mediante o crescente e analfabetismo funcional. (Reelabore. Cuidado com a fuga ao tema)
Sob essa ótica, a parca utilização de material didático literário está intimamente ligada com os investimentos educacionais e com o padrão de vida resultando na decrescente propagação de obras. Em objetificação do exposto, o site agência Brasil, (Sem vírgula) detalha o percentual de alunos de menor nível socioeconômico mediante patamares de aprendizagem -dentre eles,a leitura. Enquanto que os alunos de classe média obtém o percentual aprovativo de 51%, valida-se assim, a prerrogativa exposta e os reveses.
Nesse interim, perpetua-se a desigualdade como fator decisivo na ausência de materiais nacionais. Assim sendo, delimita-se um espaço em que a execução plena da educação proposta pelo artigo 205 se torna errônea, visto a falta de apoio e incentivos estatais, e a ignorância sociocultural brasileira. Em ciência de tais consequências, um dito popular acaba por sintetizar bem a pauta: "o governo não da educação porque a educação derruba o governo", em justaposição é visível como a educação plena - em todas as suas formas- é um projeto governamental. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, é dever do Governo Federal (órgão responsável por ministrar os interesses nacionais) por meio do Ministério da Educação, criar encontros literários nas escolas por meios de encontros semestrais, além de facilitar o acesso a obras identitárias nacionais de forma que mitigue os paradigmas relacionados ao analfabetismo literário.
Dados correção tradicional
Desenvolvimento tangencial. Reelabore.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 440 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
