O filme "Mãos Talentosas" apresenta a história de um homem negro que conseguiu lutar a favor de seus direitos ao virar um médico renomado, através da leitura, por incentivo de sua mãe. Nesse viés, o ato de ler revela-se importante para a construção da cidadania brasileira, não somente na batalha para a uma comunidade mais justa, mas também para não ser um alvo manipulável.
A princípio, entende-se que a ação de descodificar o código da escrita permite o aceso a todas as camadas sociais, principalmente as mais vulneráveis, a mais oportunidades. Pode verificar-se, por exemplo, que o filme do comediante Mussum exibe sua humilde infância, e uma das razões para conquistar sucesso foi seu ingresso a escola e a aquisição do saber ler e escrever. Nessa perspectiva, nota-se que em um corpo social com baixo índice de leitores e uma grande porcentagem de analfabetos, um indivíduo que lê torna-se destaque em meio a tantos. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a sociedade contemporânea, caracterizada por ter um estilo de vida cada vez mais conectado a internet, tornou-se um obstáculo para a garantia de cidadania a todos. Pesquisas afirmar que a decisão de não ler e somente consumir conteúdos desejados diminui a capacidade cerebral humana, aumentando as chances de ser persuadido o que permite uma maior polarização política e fuga no que se refere aos direitos do cidadão.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o Estado em conjunto com veículos midiáticos, como: televisão, redes sociais e rádios, realizem campanhas publicitárias que incentivem a população brasileira a ler e a frequentar bibliotecas públicas, a fim de permitir a criação de uma coletividade mais justa. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |