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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 02/07/2025
A Constituição brasileira, de acordo com o artigo 227, atribui como dever da sociedade, família e Estado, assegurar o direito à cultura e educação para a população brasileira. Entretanto, regiões carentes do país ainda enfrentam dificuldades em adquirir acesso à educação de qualidade. Além disso, o avanço da tecnologia também é outro fator que impede o pleno exercício da cidadania por intermédio da leitura no Brasil. (Melhore a contextualização e formule a tese com clareza)
Marieli Mallmann, influenciadora digital brasileira, em recente evento da TEDxBlumenau, contou ao público presente como a biblioteca da escola pública que frequentava no extremo noroeste do Rio Grande do Sul foi importante para a construção da sua cidadania: "A implementação de políticas sociais efetivas, desde o aumento do salário mínimo até a ampliação do acesso a serviços de saúde e educação, alteraram significativamente a vida de milhões de brasileiros, inclusive a minha." (Truncamento) Demonstrando, assim, como a leitura é uma importante ferramenta para o conhecimento.
(Boa estratégia coesiva) Contudo, com o avanço tecnológico, é comum pesquisas apontarem a crescente preferência de jovens a informações breves, em vez de textos de livros. Esse cenário alarmante é propício a manipulações, uma vez que o conhecimento é importante para saber identificar o que é ou não verídico. Para tanto, o incentivo a leitura é crucial para reverter tais estatísticas apresentadas nessas pesquisas.
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, é dever do Governo atuar em conjunto com escolas da rede pública de todos os estados brasileiros na criação e divulgação nas redes sociais e imprensa de projetos voltados a incentivar os jovens a adquirirem o hábito de ler mais (Melhore a construção); além de continuar contribuindo com políticas públicas efetivas, a fim de reforçar a importância da leitura na construção da cidadania no Brasil.
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
