A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 02/07/2025
"Eles Vendiam as galinhas para comprar os livros". A frase da escritora e poetisa paraense , Laura Nogueira , enfatiza a importância dos pais (responsáveis pela educação moral e intelectual) no incentivo ao conhecimento. No entanto, a pesquisa"Retratos da Leitura no Brasil" revela que 53% dos brasileiros nunca leram um livro. Logo, uma parcela significativa da população não dá importância à leitura como à família da autora de obras poéticas, que sempre esteve em contato com a literatura clássica, por influência dos pais. Nesse contexto, motivos como à falta de incentivo no âmbito familiar e das escolas, colaboram com problemática. (Melhore a apresentação da contextualização)
Inicialmente, pais leitores e incentivadores, (Sem vírgula) certamente formarão leitores assíduos, ademais, os benefícios são inúmeros como: empatia,desenvolvimento de pensamento crítico,a facilidade de concentração e compreensão de textos. Acerca dessa lógica,o filósofo grego, Aristóteles, acreditava que a leitura é o caminho mais curto para o conhecimento. Logo, o ambiente familiar no qual, ler é prioritário, fatalmente , nascerá escritores, intelectuais e indivíduos cultos engajados com a sociedade. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Além disso,à escola ao criar um ambiente acolhedor, pode despertar o prazer por "folhear livros" ,transformando-o em um hábito prazeroso para à criança. Igualmente ,o conhecimento forma cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, bem como, Monteiro Lobato,escritor brasileiro, conhecido por sua obra infantil, também enfatizou a importância da leitura para o desenvolvimento do país com a frase: "um país se faz com homens e livros ". (Reestruture e aborde a discussão com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, conclui-se que, a parceria entre família e escola é fundamental para o processo da leitura nos anos iniciais de vida. A família, ao ler para a criança desde cedo, contar histórias e ser exemplo lendo, completa o trabalho desenvolvido na escola. As instituições de ensino (responsáveis pela transformação social e intelectual) por sua vez, além de promover e implementar o hábito de ler na vida dos alunos,pode orientar os pais sobre como estimulá-los em casa,oferecer recursos e sugestões de livros adequados para cada faixa etária. Assim, com escolas comprometidas com a causa e pais que dão importância ao conhecimento, como os genitores da mestra em estudos literários, Laura, a promoção à cidadania será mais efetiva e o Brasil se aproximará da nação idealizada pelo autor da obra "Reinacoes de Narizinho". (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
A discussão é pertinente, no entanto precisa ser explorada com mais clareza e produtividade. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
