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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 02/07/2025
A leitura é um importante elemento que demonstra a complexidade da racionalidade humana, (Justaposição) com o avanço das civilizações se tornou uma grande ferramenta para a construção da cidadania, principalmente no Brasil. Através da leitura o cidadão tem conhecimento sobre os seus direitos e deveres, entretanto, apesar dos avanços do ato de ler no Brasil, ainda há dificuldades que impedem que todos tenham esse direito, como o alto custo dos livros que pode ser uma dificuldade para as classes mais populares.
Primeiramente, destaca-se que a leitura é uma das heranças mais antigas da humanidade, sendo importante reconhecer as vastas modificações históricas que a mesma ocasionou, por exemplo, durante a antiga República Romana, as leis e deveres eram passadas ao povo de forma oral, este modo permitia que os governantes modificassem as leis como quisessem pois não havia outro elemento que garantisse a verdade, a população ao perceber isso revoltou-se e exigiu que as leis fossem escritas e de acesso totalmente público, tal exigência foi atendida e mesmo após 2000 anos a mesma ainda está presente nas várias nações e constituições do mundo, incluindo o Brasil. Embora a leitura só passe a ser vista como um direito de todos após a Revolução Francesa e a propagação das ideias iluministas, é evidente a importância da mesma para que o indivíduo tenha conhecimento dos seus direitos e deveres, podendo exercer plenamente a cidadania, assim como na antiga República Romana. (Reestruture)
De outra forma, é importante lembrar que apesar da Constituição Federal garantir o direito da leitura a todos os brasileiros, através de incentivos em escolas e na criação de bibliotecas públicas, ainda há desafios para que esse direito seja usado por todos, por exemplo, apesar das bibliotecas públicas terem um amplo inventário, os livros encontrados nelas tendem a serem gastos, desatualizados e/ou vandalizados, sendo a solução a compra de um novo, porém, os altos preços de muitos livros, principalmente aqueles que só podem ser importados, torna-se um obstáculo para os mais pobres, esses preços tendem a serem elevados por conta da alta carga tributária do Estado. Para atenuar este problema, é importante que o Governo encare livros como alimentos essenciais - estes são isentos de impostos -, pois apesar da leitura não alimentar o corpo, a mesma alimenta a alma e fortalece a ideia da cidadania brasileira.
(Boa estratégia coesiva) Por fim, para mitigar os desafios que dificultam a leitura e consequente construção da cidadania, o Governo Federal aliado aos Ministérios da Cultura e da Educação, estes aos seus devidos agentes, devem promover campanhas de incentivos a leitura, isto em espaços públicos, como praças, escolas e mídias digitais, com o intuito de demonstrar a importância do hábito de ler e de como isso garante o direito da cidadania. Além disso, o Governo também deve promover a isenção fiscal sobre os livros, principalmente de obras nacionais, pois isso diminui os custos e permite que a população mais pobre possa ter maior acesso e direito a leitura. Dessa forma, pode-se ampliar o acesso ao conhecimento e do dever da cidadania no Brasil. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
