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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 02/07/2025
A alteridade consiste no exercício de colocar-se no lugar do outro, reconhecendo sua singularidade e subjetividade. Nesse viés, observa-se que, diante dos impactos da baixa valorização da leitura na formação cidadã no Brasil, a ausência da aplicação prática desse conceito por parte dos poderes públicos agrava a problemática, resultando em diversos efeitos negativos para a coletividade. Assim, o desinteresse pela leitura, somado à negligência governamental, configura-se como um dos principais fatores que perpetuam esse cenário. (Muito bem. Formulou a tese)
Inicialmente, é possível destacar os entraves provocados pela insuficiente promoção da leitura em nosso país. Sob essa ótica, cita-se a Constituição Federal de 1988, norma máxima do ordenamento jurídico brasileiro, que garante a todos os cidadãos o direito à educação. No entanto, a implementação de políticas públicas voltadas ao incentivo da leitura enfrenta diversos obstáculos, como a falta de acesso a bibliotecas e livros de qualidade, a precariedade da infraestrutura escolar e o despreparo de alguns profissionais da educação para estimular o hábito da leitura. (Apresente dados) Desse modo, a deficiência estrutural e institucional na promoção da leitura compromete o desenvolvimento do senso crítico e da consciência cidadã da população, podendo acarretar consequências graves, como o aumento da desigualdade social, a alienação política e a dificuldade de participação democrática.  (Não retomou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é fundamental reconhecer a influência das relações sociais na formação das atitudes individuais. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, vivemos em uma “sociedade líquida”, caracterizada pela fluidez das relações e pela insegurança diante das mudanças constantes. Nesse contexto, a falta de incentivo a debates na mídia, na escola e até mesmo no ambiente familiar sobre a importância da leitura compromete a construção de vínculos sólidos e a formação de indivíduos críticos e conscientes de seus direitos e deveres. Dessa forma, a ausência de reflexão coletiva contribui para a manutenção de uma cidadania frágil e desinformada, tornando urgente a promoção de um debate consciente e empático sobre o tema. (Não retomou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Dessa maneira, é essencial adotar medidas para mitigar essa problemática. Para isso, cabe ao Governo Federal, principal responsável pela gestão do país, ampliar os investimentos em campanhas de incentivo à leitura e à formação de leitores, além de fortalecer as bibliotecas públicas e escolares, por meio da destinação de verbas e parcerias com instituições culturais e educacionais. Ademais, é fundamental mobilizar a sociedade civil, as escolas, os influenciadores e as famílias para promover debates que valorizem o acesso à informação e a educação crítica. Logo, será possível minimizar os desafios estruturais e culturais relacionados à leitura e promover um cenário mais consciente, participativo e democrático para a população brasileira. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
