A educação move o mundo
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 02/07/2025
O No filme '' A bela e a fera '' - dirigido por Gary Throusand e Kirk Wase - a personagem Bela nutre uma paixão pela leitura , o que acaba influenciando outros personagens da trama a se tornarem leitores também . Fora da ficção , infelizmente , a realidade da sociedade brasileira é completamente diferente da animação , pois apesar da evidente impotância da leitura na construção da cidadania no Brasil , o governo negligencia essa ferramenta que pode mudar o futuro do nosso país para melhor . Além disso , grande parte da população não tem acesso a educação. (Formule a tese com clareza)
Diante desse cenário , nota-se que a omissão governamental é um dos principais entraves para a relevância da interpretação na construção dos direitos sociais . Nesse contexto, Nicolau Maquiavel - filósofo renascentista -diz que o principal objetivo do governante reside na manutenção do poder e não na promoção do bem comum . Nessa perspectiva , o poder executivo não cumpre o seu papel ,visto que não desenvolve políticas públicas sobre a importância da leitura e como ela pode influenciar positivamente na vida dos brasileiros , fazendo com que entendam o valor da sua participação ativa na sociedade para fazer valer seus direitos políticos e sociais . Dessa forma , fica claro a ineficácia da poder central .
(Boa estratégia coesiva) Ademais , é válido constatar que ausência de equidade se mostra um obstáculo para edificação da cidadania no país . Nesse sentido , no filme '' A sociedade dos poetas mortos '' o professor John keaking -Robin Williams - em uma escola preparatória incentiva seus alunos a a pensarem por si próprios , questionarem as regras e tudo isso só é possível por intermédio da leitura . Entretanto , grande parte da sociedade brasileira não tem acesso a nem sequer a escolarização ,enquanto uns podem s matricular em academias de transformação pessoal , -como no filme - outros trabalham desde a infância para ajudar no sustento da família , o que mostra claramente a desigualdade social (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa maneira , é notório a necessidade da leitura na vida dos cidadãos ,mas muitos não têm acesso a essa virtude .
(Boa estratégia coesiva) É urgente , portanto , que medidas sejam tomadas para mitigar as adversidades abordada . Cabe ao governo -órgão responsável pela população - a criação de projetos de leitura em todos os lugares da cidade para garantir que todos tenham acesso , por meio de políticas públicas que visem acabar com desigualdade e apoiar a leitura . (Truncamento) A fim de que possamos construir um Brasil melhor pela leitura , assim Bela. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
