A educação move o mundo

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 02/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
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O No filme '' A bela e a fera '' - dirigido por Gary Throusand e Kirk Wase - a personagem Bela nutre uma paixão pela leitura , o que acaba influenciando outros personagens da trama a se tornarem leitores também . Fora da ficção , infelizmente , a realidade da sociedade brasileira é completamente diferente da animação , pois apesar da evidente impotância da leitura na construção da cidadania no Brasil , o governo negligencia essa ferramenta que pode mudar o futuro do nosso país para melhor . Além disso , grande parte da população não tem acesso a educação. (Formule a tese com clareza)

Diante desse cenário , nota-se que a omissão governamental é um dos principais entraves para a relevância da interpretação na construção dos direitos sociais . Nesse contexto, Nicolau Maquiavel - filósofo renascentista -diz que o principal objetivo do governante reside na manutenção do poder e não na promoção do bem comum . Nessa perspectiva , o poder executivo não cumpre o seu papel ,visto que não desenvolve políticas públicas sobre a importância da leitura e como ela pode influenciar positivamente na vida dos brasileiros , fazendo com que entendam o valor da sua participação ativa na sociedade para fazer valer seus direitos políticos e sociais . Dessa forma , fica claro a ineficácia da poder central .

(Boa estratégia coesiva) Ademais , é válido constatar que ausência de equidade se mostra um obstáculo para edificação da cidadania no país . Nesse sentido , no filme '' A sociedade dos poetas mortos '' o professor John keaking -Robin Williams - em uma escola preparatória incentiva seus alunos a a pensarem por si próprios , questionarem as regras e tudo isso só é possível por intermédio da leitura . Entretanto , grande parte da sociedade brasileira não tem acesso a nem sequer a escolarização ,enquanto uns podem s matricular em academias de transformação pessoal , -como no filme - outros trabalham desde a infância para ajudar no sustento da família , o que mostra claramente a desigualdade social (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa maneira , é notório a necessidade da leitura na vida dos cidadãos ,mas muitos não têm acesso a essa virtude .

(Boa estratégia coesiva) É urgente , portanto , que medidas sejam tomadas para mitigar as adversidades abordada . Cabe ao governo -órgão responsável pela população - a criação de projetos de leitura em todos os lugares da cidade para garantir que todos tenham acesso , por meio de políticas públicas que visem acabar com desigualdade e apoiar a leitura . (Truncamento) A fim de que possamos construir um Brasil melhor pela leitura , assim Bela. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200