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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 02/07/2025
O curta ´´meu amigo Nietzsche´´ conta a história de um garoto brasileiro que passava por uma série de problemas em sua escola devido ao seu problema na leitura, porém um dia, enquanto andava em um lixão, o garoto encontra o livro ´´assim disse zaratustra´´, após ler o livro, o garoto consegue enfrentar os problemas escolares, após a mãe do garoto jogar o livro no lixo, o garoto vai novamente ao lixão e acaba encontrando o manifesto comunista, sendo um grande exemplo de como a leitura pode contribuir para o desenvolvimento do indivíduo em uma sociedade. (Período muito longo) Porém, o Brasil passa por uma grande carência em áreas voltadas à educação, principalmente a série de cortes em investimentos voltados a essa área.
Primeiramente, é importante destacar que apenas uma leitura não irá desenvolver um indivíduo por completo em uma sociedade, porém, isso facilitará uma séries de mudanças que formará a visão de uma pessoa. Principalmente em um mundo que devemos ser sociais, a leitura pode facilitar essa mudança, ´´A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” ,assim disse Nelson Mandela, essa frase explicita o fato de como a leitura pode contribuir para a construção da cidadania, aspectos políticos e sociais de um ser. (Melhore a construção de sentido e apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Posteriormente, é necessário entendermos que a leitura também trás benefícios em como o indivíduo exerce a democracia, assim como Durkhein fala, ´´O indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende.”, por meio da leitura, o indivíduo poderá buscar mudanças que são necessárias para se tornar presente na vida de cidadão de uma nação. (Reestruture)
Portanto, é necessário que que seja feita uma série de investimentos que promovam a melhoria da educação, sendo também necessário a conscientização da população, cabendo ao Estado brasileiro esse dever. O Estado também facilitar o acesso a leitura, sendo de suma importância a melhora das infraestruturas das bibliotecas de todo o País, para que consigam atender todas as demandas por materiais de qualidade e garantir o pleno acesso até mesmo em locais afastados dos grandes centros urbanos, por exemplo em comunidades, em que a leitura é de grande importância para seus moradores. (Não apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, a resposta para a carência da educação brasileira é ampla, porém que tem grande importância e urgência de ser debatida, pois não será apenas melhorando a educação que será encontrada, sendo necessária a melhoria de toda infraestrutura brasileira, pois isso também trará benefícios para a qualidade de toda a população, que buscará a leitura para desenvolver sua cidadania. (Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Delimite e explore a dicussão por meio de um projeto de texto. Evite muitas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
