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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 02/07/2025
Define-se cidadania como o conjunto de direitos e deveres conquistados pela população que habita determinado território. Mas não basta a cidadania estar assegurada no papel, é necessário pô-la em prática, todos os dias. No Brasil, a conquista cidadã foi dada de forma mais assertiva somente a partir de 1988 (promulgação da Constituição Federal). Todavia, o Estado brasileiro não tem garantido a todos os brasileiros acesso igualitário e satisfatório à educação, sendo, portanto, essa a raiz da pouca valorização da importância da leitura na construção da cidadania no Brasil.
Como esperar uma sociedade mais participativa politicamente e socialmente se ainda no Brasil do século XXI há uma quantidade considerável de analfabetos, semianalfabetos e analfabetos funcionais? Isso diz muito sobre o baixo nível da educação pública brasileira. Resultado: acentuação da desigualdade social. É, apesar dos avanços recentes --- como o maior número na história do país de brasileiros que têm diploma de nível superior ---, uma lamentável realidade. Quanto mais poder aquisitivo se tem, mais acesso às melhores escolas, melhor capacidade de leitura e maior familiaridade com os direitos e deveres de si mesmo. O artigo 227 da Constituição Federal dispõe que é dever da sociedade, família e Estado assegurar o direito a cultura e educação, porém, no Brasil, esse mesmo Estado tem atuado ainda de maneira muito negligente, pois é mais conveniente para a pequena elite nacional manter os seus interesses, em detrimento dos da grande camada da sociedade brasileira que é também a mais pobre. Ademais, com o advento da tecnologia e a popularização da internet e dos smartphones, principalmente a partir das últimas décadas, os brasileiros têm sido capturados pelas redes sociais que estimulam majoritariamente o audiovisual (fotos, vídeos, games, etc.), distanciando a população da leitura. (Reestruture a discussão apresentada)
É por isso que o estímulo a ler tem de ocorrer desde os primeiros anos de vida. O Ministério da Educação deve sempre destinar verbas para aquisição de livros/bibliotecas da creche às escolas de ensino médio, para garantir a formação de leitores já na educação básica. Além do mais, a tecnologia deve ser uma aliada nessa tarefa, visto que sua presença na vida das pessoas mostra-se inevitável. Para tanto, as redes sociais podem ser um meio de propagação de grupos de leitura, para, assim, formar mais leitores. Somente a leitura abre as portas para o conhecimento, inclusive, dos próprios direitos e deveres dentro da sociedade.
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
