Cidadão em Construção

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 02/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A leitura tem uma grande importância, pois ajuda no aprendizado, aprimora a escrita e a organizar e montar uma linha de pensamento. Também promove benefícios a saúde mental. (Melhore a contextualização e formule a tese)

Os impactos que ler traz ao cotidiano são no processo de alfabetização e criatividade, contribuindo também ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Por isso é importante criar o hábito de leitura e incentivar as novas gerações a fazer o mesmo. De acordo com Augusto Buchweitz, do Instituto do Cérebro ( Inscer), este costume funciona como exercício para o cérebro. No livro de Charles Duhigg ( O Poder do Hábito) aponta um estudo sobre o tema, como fato que cerca de 40% das decisões que tomamos no dia a dia são baseadas nos hábitos. (Melhore a apresentação da discussão)

Segundo Aline Fay, coordenadora do curso de licenciatura em Letras, a leitura ajuda na redução do estresse. De acordo com a pesquisa realizada pela Universidade de Sussex ler ajuda a diminuir os níveis de estresse em até 68%. Durante a análise os analisados tiveram menor obtiveram menor frequência cardíaca e menor tensão muscular. Podemos acrescentar empatia como desenvolvimento. (A discussão precisa ser explorada)

Nem todos os gêneros literários agem da mesma maneira. Em cada assunto abordado outras regiões cerebrais são ativadas, resultando em diferentes ações. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto a importância da leitura na construção da cidadania no Brasil é alta, por conta de que tudo que aprendemos são graças as informações que há nos livros. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     520
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200