Por que a leitura se faz importante na construção social no Brasil?

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 02/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Lei 13.696, criada em 2018, institui a Política Nacional da Leitura e da Escrita com o objetivo de democratizar o acesso aos livros, ao conhecimento e as formas de cultura em todo Brasil. Entretanto, não é o que ocorre, ainda há muitas pessoas no Brasil que se quer tenham lido um livro ou uma revista ou qualquer outra produção literária, ou seja, esta lei não está completamente em prática. Essa situação advém da inércia governamental, bem como da falta de incentivos e tempo para que o ato de ler seja um hábito. (Muito bem. Formulou a tese)

Diante disso, a falha governamental propicia a existência de uma sociedade menos leitora e que desconhece os talentos literários de seu país. Segundo o educador Paulo Freire, a leitura do mundo antecede a leitura da palavra, ou seja, sem a leitura, o cidadão fica isolado da participação na tomada de decisões em um corpo social. Percebe-se essa situação quando analisa-se que há muitas crianças que ainda não frequentam o ambiente escolar e a quantidade de indivíduos analfabetos que não sabem nem ler ou nem escrever e também os baixos níveis de leitura em índices como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). Logo, faz-se necessário modificar essa situação e que as obras literárias se tornem mais apreciadas por todos. (Reestruture e melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o desinteresse e a escassez de tempo para desfrutar de grandes aventuras literárias possibilita uma sociedade em que a leitura se faz dispensável. Ilustra - se esse cenário em o "Cidadão de Papel", de Gilberto Dimenstein, onde há um grupo de jovens que lutam por seus direitos e que haja a garantia integral, essas pessoas reconhecem seus direitos e vão expressar suas devidas opiniões. Sendo assim, uma sociedade que lê mais cria um olhar critico sobre os fatos que ocorrem no ambiente social e age como cidadãos que corroboram na formação cidadã. Desse modo, o hábito de ler ajuda na construção de um lugar onde todos tem voz e que procuram saber seus direitos e deveres perante ao Estado Brasileiro.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial que esses problemas sejam amenizados, sejam na área estatal ou social. Desse modo, O Governo Federal - órgão responsável por garantir os direitos individuais de todos deve reafirmar políticas e ações já existentes e criar programas que usem espaços públicos como praças, parques e demais como locais onde o acesso a leitura seja algo viável para todos os habitantes do Brasil por meio de clubes de leitura e semelhantes. (Truncamento) Afim de criar uma sociedade mais crítica e que se aventura nas leituras e no conhecimento e que ganha muitos benefícios que também impactam na escrita. Nessa perspectiva, a situação descrita com as devidas intervenções chegará aos ideais da Política Nacional da Leitura instituída em 2018. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200