A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 02/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo o ex-presidentes sul-africano Nelson Mandela: "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Análogo a isso, percebe-se o elevado potencial da leitura na transformação social. Porém, a invisibilidade da importância da leitura ainda é um grave problema social, sustentado por fatores de desigualdade social e apatia juvenil. (Muito bem. Formulou a tese)

Inicialmente veicular a desigualdade social sustenta a invisibilidade da leitura como algo crucial. Invisível que o acesso a esse bem não é plenamente usufruído por uma parcela significativa de estudantes do Brasil. Análogo a isso, a filósofa brasileira Marilena Chauí diz: "as desigualdades econômicas se refletem nas desigualdades educacionais".

(Boa estratégia coesiva) Além disso, apatia por parte dos jovens frente ao hábito da leitura representa um desafio para a construção da cidadania. Segundo o conceito "modernidade líquida"do sociólogo Bauman, define a sociedade atual. (Truncamento) Pois, os jovens preferem conteúdos rápidos e acabam rejeitando os livros, prejudicando o pensamento crítico.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para valorização da leitura na construção da cidadania no Brasil, o governo deve criar oportunidades gratuitas de aquisição de livros por meio de campanhas em escolas públicas. (Truncamento) Que atenda a toda comunidade carente, garantindo o conhecimento aos jovens e criando uma cidadania futura mais crítica. (Proposta incompleta) 

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser mais desenvolvidas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200