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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 02/07/2025
O pedagogo brasileiro Paulo Freire enfatiza: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, demonstrando a importância da educação na construção social. De maneira análoga, a leitura é parte essencial da formação educacional e da estruturação da identidade cidadã, mas falta culmina em uma fácil manipulação e em um deficit de conhecimento sobre si e sobre o seu papel no mundo.Dessa forma, a questão da leitura no Brasil está relacionada a aspectos educacionais e governamentais.
Em primeiro viés, cabe ressaltar que a leitura é uma ferramenta que constroe senso crítico nos indivíduos. De tal modo, o Artigo 227 da Constituição Federal dispõe que
é dever da sociedade, da família e do Estado assegurar, (Sem vírgula) o direito, (Sem vírgula) a cultura e educação. Sendo assim, é lei que todos devem ter o convívio com a leitura, porém muitas famílias não compreendem o poder dos livros para que as pessoas, principalmente as crianças, assimilem questões sociais diferentes de sua realidade e desenvolvam um senso crítico. (Melhore a apresentação dessa discussão) Assim, os cidadãos entendem seu papel de lutar por aquilo que acreditam e defendem.
Em segundo viés, vale enfatizar a diferença entre o real conhecimento e a manipulação midiática. Sob esse viés, o documentário “O dilema das redes” demonstra como a sociedade está sendo bombardeada de informações e como a mídia molda aquilo que é passado. Em vista disso, deve-se buscar conteúdo de qualidade que faça com que as pessoas reconheçam seu papel na sociedade e seus direitos e deveres como cidadão, pois atualmente as informações levam pelo caminhos de se distanciar do que é realmente válido para o ser social.
Infere-se, portanto, a necessidade de políticas públicas para mitigar o apagamento da leitura na vida dos brasileiros. É imperativo, (Sem vírgula) que as Secretárias Estaduais e Municipais de Educação, (Sem vírgula) viabilizem o acesso a literatura, através de projetos escolares que encaixem os livros de modo lúdico, a fim de torná-los parte da vida e personalidade do cidadão. Para isso, o Conselho Tutelar deve intensificar a vistoria sobre a aplicação dos direitos das crianças e adolescentes com o fito de garantir a cultura e, principalmente, o acesso as instituições educacionais. Logo, o ideal de Paulo Freire se torna cada vez mais efetivo com tais medidas. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
