Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, livre de problemas e preconceitos. Infelizmente, esse cenário antagônico não é visto na população brasileira, sendo a displicência para com a leitura na construção da cidadania brasileira um fator que impossibilita tal cenário. Essa problemática é fruto tanto da negligência governamental, quanto do descaso da sociedade. Sendo assim, torna-se indispensável a discussão desses aspectos. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
A princípio, é imperioso notar como a indiligência do Estado potencializa esse desleixo no país. Nesse contexto de inoperância das esferas de poder, podemos citar a Teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia sem cumprirem sua função com total eficácia. Sob essa ótica, sabe-se que, de acordo com a Constituição Federal, é direito de todo cidadão apresentação à cultura, algo que não é observado na realidade, visto que poucos são os jovens ou adultos que tiram da renda que possuem certa quantia para comprar livros, sejam eles para fins de estudos, ou mesmo como forma de entretenimento. Posto isso, para a completa refutação do polonês, é necessário que ocorra uma intervenção estatal.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é igualmente preciso citar o descaso da sociedade como um fator que agrava essa problemática. Nessa perspectiva, de acordo com Simone Beauvoir, "o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". A afirmação da francesa leva a reflexão sobre como nos tempos atuais, poucas pessoas optam por um livro, ao invés do celular, e na sociedade isto é visto como algo comum. Essa negligência quanto a importância da leitura relacionada a construção da cidadania é inadmissível, logo é imprescindível que esse cenário não continue a perdurar. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é preciso que medidas sejam tomadas para mitigar esse problema. Dessarte, é preciso que escolas, enquanto instituições de ensino, estimulem a leitura e a busca pelo conhecimento, por meio de palestras e rodas de conversa, sendo estas duas vezes na semana e inclusas na grade de matérias, para que as crianças e adolescentes aprendam a se interessar pelos livros, fazendo com que o descaso com a leitura e a falta da cidadania não sejam mais uma problemática no país. Assim, atenuando a longo e médio prazo esses desafios, para que a sociedade se aproxime dos planos de More. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |