[Sem título] - Corrige Aqui

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 02/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, livre de problemas e preconceitos. Infelizmente, esse cenário antagônico não é visto na população brasileira, sendo a displicência para com a leitura na construção da cidadania brasileira um fator que impossibilita tal cenário. Essa problemática é fruto tanto da negligência governamental, quanto do descaso da sociedade. Sendo assim, torna-se indispensável a discussão desses aspectos. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

A princípio, é imperioso notar como a indiligência do Estado potencializa esse desleixo no país. Nesse contexto de inoperância das esferas de poder, podemos citar a Teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia sem cumprirem sua função com total eficácia. Sob essa ótica, sabe-se que, de acordo com a Constituição Federal, é direito de todo cidadão apresentação à cultura, algo que não é observado na realidade, visto que poucos são os jovens ou adultos que tiram da renda que possuem certa quantia para comprar livros, sejam eles para fins de estudos, ou mesmo como forma de entretenimento. Posto isso, para a completa refutação do polonês, é necessário que ocorra uma intervenção estatal.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é igualmente preciso citar o descaso da sociedade como um fator que agrava essa problemática. Nessa perspectiva, de acordo com Simone Beauvoir, "o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". A afirmação da francesa leva a reflexão sobre como nos tempos atuais, poucas pessoas optam por um livro, ao invés do celular, e na sociedade isto é visto como algo comum. Essa negligência quanto a importância da leitura relacionada a construção da cidadania é inadmissível, logo é imprescindível que esse cenário não continue a perdurar. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é preciso que medidas sejam tomadas para mitigar esse problema. Dessarte, é preciso que escolas, enquanto instituições de ensino, estimulem a leitura e a busca pelo conhecimento, por meio de palestras e rodas de conversa, sendo estas duas vezes na semana e inclusas na grade de matérias, para que as crianças e adolescentes aprendam a se interessar pelos livros, fazendo com que o descaso com a leitura e a falta da cidadania não sejam mais uma problemática no país. Assim, atenuando a longo e médio prazo esses desafios, para que a sociedade se aproxime dos planos de More. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200