A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 02/07/2025
De acordo com o Art.6° da Constituição da República Federativa do Brasil, há o direito ao acesso a educação para todos os cidadãos, todavia nota-se discrepância na realidade. Dados do IBGE (Desenvolva a sigla), dos anos anteriores, apontam índices de analfabetismo no país, sendo maior na região Nordeste. (Melhore a contextualização e formule a tese)
O cenário em questão torna-se preocupante, uma vez que a leitura estimula o raciocínio, análise do mundo, argumentação, criatividade e pensamento crítico. Paulo Freire foi uma das figuras marcantes nesse quesito. (A discussão precisa ser mais desenvolvida)
Ao observarmos esses fatos, nos questionamos sobre a importância do incentivo à leitura, seja no âmbito familar, comunidade, escolas, campanhas beneficentes, por meio de brindes, prêmios, e-books ou quaisquer outros fatores que corroboram para esse feito. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões através de um projeto de texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 480 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
