A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 02/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
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De acordo com o Art.6° da Constituição da República Federativa do Brasil, há o direito ao acesso a educação para todos os cidadãos, todavia nota-se discrepância na realidade. Dados do IBGE (Desenvolva a sigla), dos anos anteriores, apontam índices de analfabetismo no país, sendo maior na região Nordeste. (Melhore a contextualização e formule a tese)

O cenário em questão torna-se preocupante, uma vez que a leitura estimula o raciocínio, análise do mundo, argumentação, criatividade e pensamento crítico. Paulo Freire foi uma das figuras marcantes nesse quesito. (A discussão precisa ser mais desenvolvida)

Ao observarmos esses fatos, nos questionamos sobre a importância do incentivo à leitura, seja no âmbito familar, comunidade, escolas, campanhas beneficentes, por meio de brindes, prêmios, e-books ou quaisquer outros fatores que corroboram para esse feito. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)

Dados correção tradicional

Reestruture e explore as discussões através de um projeto de texto. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     480
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200