Leitura e a chave do conhecimento para abrir portas
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 01/07/2025
De acordo com, (Sem vírgula) Nelson mandela onde faz uma breve alusão, " Educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo", (Justaposição) essa referencia trás a importancia de conhecimento estudantil , onde o Brasil é pobre em nesses requisitos, além do mais na parte do incentivo a leitura para crianças e adolescentes por conta de automatização nos celulares que facilitam ou até fazem o esforço que seria da ser humano. (Reelabore e contextualize o tema com clareza. Parágrafo frasal)
A prática da leitura desde cedo na vida de um ser humano é essencial para incentivar a aprendizagem, além de ter grandes benefícios a sua vida profissional, mas a falta de incentivos principalmente do Ministério da Educação e Escola não incluem a leitura como ferramenta principal ou até a falta de acessibilidade para quem vivem longe das grandes metrópoles, para seu desenvolvimento escolar e de cidadão.  (Reelabore) Com o avanço também da tecnologia e automação que veio junto, muitos estudantes não realizam a prática da leitura no seu cotidiano, deixando "robôs" trabalharem por eles e, assim, se tornando próprios "robôs" sendo guiado sem sentido ou não por conta própria.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de suma importância o Ministério da Educação, junto a Escola com ajuda também das mídias, ter ênfase nesse quesito e criarem um juízo coletivo na sociedade de que ter a leitura em sua vida é a chave para uma vida melhor, com oportunidades e até escolhas democráticas para a sua nação. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Cuidado com o parágrafo frasal e a grande quantidade de desvios gramaticais. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 560 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
