Loiola

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 01/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na série``Os Simpsons´´, é retratado, em alguns episódios, como a personagem Lisa é conhecida por ser uma leitora assídua, resultando numa capacidade de discutir sobre demasiados assuntos, especialmente cidadania, devido ao extenso desenvolvimento intelectual. Saindo da ficção, tal quadro de visibilidade e incentivo a leitura na construção da cidadania, quando analisado com a contemporaneidade brasileira, não está sendo perpetuado, apresentando desafios para sua exaltação. Nesse sentido, a problemática se deriva da inércia estatal e da omissão midiática. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Nesse contexto, é inegável que a negligência governamental é um dos fatores que perpetuam o óbice. Análogo a isso, é importante analisar a tese de Thomas Hobbes, que consiste em responsabilizar o Estado por garantir meios que auxiliem o progresso nacional. No entanto, tal responsabilidade não está sendo honrada, visto que, medidas para estimular a leitura como meio para aumentar o conhecimento cidadão - como palestras abordando os benefícios da leitura para ter consciência dos direitos e deveres sociais - têm recebido escasso investimento e atenção. Essa postura passiva do Estado, ao negligenciar o incentivo à prática da leitura, contribui para perpetuação de problemas no desenvolvimento cognitivo, resultando em conhecimentos frágeis sobre obrigações sociais e políticas. Desse modo, a ineficiência estatal não apenas fragiliza a cidadania, mas também compromete o cumprimento do pacto social defendido por Thomas Hobbes.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a omissão midiática é outro infuenciador do revés. Paralelo a isso, é válido ressaltar a tese de Karl Marx sobre o silenciamento dos discursos. Tal ideia apresenta-se extremamente presente na coletividade verde-amarela, dado que a mídia tende a omitir conteúdos que promovam o progresso nacional - como matérias retratando o papel da leitura na construção da cidadania brasileira - ocasionando em uma falsa segurança cidadã, reduzindo os riscos de envolvidos - (Melhore a apresentação dessa discussão) como uma nação que não compreende o sistema político e civil nacional - e, consequentemente, banalizando a Constituição Cidadã. Assim, o silenciamento, fomentado pela mídia, perpetua uma cultura nociva.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Para isso urge que a TV Rede Globo - emissora de televisão aberta que transmite conteúdo recreativo e informativo - por intermédio do programa fantástico, realize uma reportagem sobre a importância da leitura na construção da cidadania no Brasil, por meio de especialistas, a fim de reverter esse cenário caótico. Paralelamente, é preciso intervir na omissão midiática. Somente assim, o contexto do Brasil será mais verossímil com a série ``Os Simpsons´´. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200