Loiola
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 01/07/2025
Na série``Os Simpsons´´, é retratado, em alguns episódios, como a personagem Lisa é conhecida por ser uma leitora assídua, resultando numa capacidade de discutir sobre demasiados assuntos, especialmente cidadania, devido ao extenso desenvolvimento intelectual. Saindo da ficção, tal quadro de visibilidade e incentivo a leitura na construção da cidadania, quando analisado com a contemporaneidade brasileira, não está sendo perpetuado, apresentando desafios para sua exaltação. Nesse sentido, a problemática se deriva da inércia estatal e da omissão midiática. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Nesse contexto, é inegável que a negligência governamental é um dos fatores que perpetuam o óbice. Análogo a isso, é importante analisar a tese de Thomas Hobbes, que consiste em responsabilizar o Estado por garantir meios que auxiliem o progresso nacional. No entanto, tal responsabilidade não está sendo honrada, visto que, medidas para estimular a leitura como meio para aumentar o conhecimento cidadão - como palestras abordando os benefícios da leitura para ter consciência dos direitos e deveres sociais - têm recebido escasso investimento e atenção. Essa postura passiva do Estado, ao negligenciar o incentivo à prática da leitura, contribui para perpetuação de problemas no desenvolvimento cognitivo, resultando em conhecimentos frágeis sobre obrigações sociais e políticas. Desse modo, a ineficiência estatal não apenas fragiliza a cidadania, mas também compromete o cumprimento do pacto social defendido por Thomas Hobbes.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a omissão midiática é outro infuenciador do revés. Paralelo a isso, é válido ressaltar a tese de Karl Marx sobre o silenciamento dos discursos. Tal ideia apresenta-se extremamente presente na coletividade verde-amarela, dado que a mídia tende a omitir conteúdos que promovam o progresso nacional - como matérias retratando o papel da leitura na construção da cidadania brasileira - ocasionando em uma falsa segurança cidadã, reduzindo os riscos de envolvidos - (Melhore a apresentação dessa discussão) como uma nação que não compreende o sistema político e civil nacional - e, consequentemente, banalizando a Constituição Cidadã. Assim, o silenciamento, fomentado pela mídia, perpetua uma cultura nociva.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Para isso urge que a TV Rede Globo - emissora de televisão aberta que transmite conteúdo recreativo e informativo - por intermédio do programa fantástico, realize uma reportagem sobre a importância da leitura na construção da cidadania no Brasil, por meio de especialistas, a fim de reverter esse cenário caótico. Paralelamente, é preciso intervir na omissão midiática. Somente assim, o contexto do Brasil será mais verossímil com a série ``Os Simpsons´´. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
