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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 01/07/2025
A constituição federal de 1988 é um conjunto de leis que aborda direitos e deveres de um indivíduo perante a sociedade. O acesso a esse conhecimento permite que o cidadão possa exigir formas de vida mais justa e lutar por sua integridade social, expressando a importância da leitura (Melhore a construção dessa ideia) na construção da cidadania e na vida cultural do ser humano.
Pode-se afirmar que, na sociedade vigente, o avanço de informações sem um viés realmente educativo toma controle das mídias sociais de tal forma, que se torna complexo alinhar conhecimento à falsas disseminações. Devido as redes terem se tornado um dos principais meios de busca por esclarecimentos, se ressalta a urgência da educação midiática, de forma a utilizar as ferramentas que a população tem mais acesso para que se possa atingir a maior parte da nação.
Outro fato a ser analisado é a contribuição que a literatura possui na formação ética social. Um artigo da revista Science, (Sem vírgula) aborda como leitores de literatura tendem a imergir nas histórias dos personagens de seus contos, desenvolvendo assim, (Sem vírgula) uma maior compreensão e empatia diante das relações sociais. Essa pesquisa contribuiu para analisar o impacto que a leitura causa na vida cultural de um cidadão.
(Boa estratégia coesiva) Para efeito dos conhecimentos abordados, conclui-se que devido a complexidade para obter avanço nos problemas descritos, se faz necessário a intervenção jurídica na legislação atual, com focos nas redes de comunicação. Em consonância, se destaca a consideração de incentivos fiscais a livrarias e bibliotecas itinerantes que possam ir até comunidades carentes, para assim podermos desenvolver uma população consciente do seu papel na sociedade. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Mantena os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
