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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 01/07/2025
Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, afirmou que a educação é a chave primordial para a mudança da realidade. No entanto, tal ideal é prejudicado pelo cenário atual, onde os brasileiros deparam-se com desafios severos para a perpetuação da prática do estudo e da leitura. Desse modo, é indeclinável a celeuma acerca da negligência governamental frente à inacessibilidade da literatura para comunidades periféricas, bem como o agravamento da nomofobia, condição característica da era da tecnologia que impede os cidadãos de buscarem conhecimento fora do telefone celular, objetivando uma sociedade bem instruída e capaz de formar seus próprios conceitos.
Primeiramente, é conspícuo que a inflação na nação verde e amarela atinge altos níveis todos os anos, sendo o preço de livros e materiais didáticos seriamente afetado. Nessa lógica, vale ressaltar que, em comunidades carentes, os núcleos familiares raramente destinam parte de sua renda a esses produtos devido aos imbróglios financeiros aos quais são submetidos, reforçando a desigualdade social no que tange ao âmbito educacional (Apresente dados sobre isso). Dessarte, o sociólogo Karl Marx constatou que as discrepâncias econômicas advêm de condições anteriores ao nascimento de cada indivíduo, pensamento que dá luz a necessidade urgente de mitigação das divergências em questão, visando o acesso igualitário ao conhecimento.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é lícito postular que, hodiernamente, a humanidade é acometida pelo estado viciante proporcionado pela mídia digital, o que inibe a sua curiosidade e ânsia pelo saber. Sob essa ótica, destaca-se que as plataformas sociais programam seus algorítimos para capturar pelo maior tempo possível a atenção do usuário, comportamento que deve ser inviabilizado iminentemente, tendo em vista as suas consequências para os cidadãos. Nessa perspectiva, a série "Adolescência" aborda o cotidiano de jovens atingidos diretamente pelo vício em eletrônicos, revelando os aspectos prejudiciais desse fenômeno para o hábito da leitura, o que revela o quão impreterível é a sua resolução. (Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, infere-se que a presença de livros na vida dos seres humanos é indispensável para a formação de sua identidade e valores, sendo urgente o seu estímulo. Para isso, é imperioso que o Ministério da Educação, órgão responsável pelas instituições de ensino no Brasil, assegure a distribuição gratuita de exemplares fundamentais ao entendimento da literatura, assim como suas obras mais complexas, a partir de campanhas que incentivem a doação dos tais para escolas públicas e periferias, tendo em mente a disseminação de suas histórias. Ademais, também é essencial a regulamentação das redes sociais em território nacional por parte do Ministério da Tecnologia, proibindo que as mesmas utilizem estratégias que engajem o vício daqueles que as utilizam, acarretando a maior qualidade de vida da população. Seguindo esses passos, a pátria se tornará referência em questões literárias, aumentando o seu prestígio e desenvolvimento.
Dados correção tradicional
Abordagem tangencial. Reestruture e explore de acordo com a estrutura do texto.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 520 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
