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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 01/07/2025
Nos tempos remotos, a interação entre os seres primitivos se dava por meio de gravuras feitas à mão, chamada de pinturas rupestres, já que a oralidade não era desenvolvida tanto quando nos tempos modernos, tendo em vista a importância de saber escrever e ler para viver socialmente e exercer a própria cidadania no século XXI. Dessa forma, fica claro que a disparidade escolar impede que os menos favorecidos desfrutem das vantagens democráticas e sem democracia a sociedade brasileira está fadada ao regresso. (Melhore a conexão entre as discussões)
Primeiramente, é notório que a rede de ensino dá ensejo a uma nação analfabeta. Para George Orwell: "somos iguais, mas alguns são mais iguais que outros". Diante desse contexto, o sistema negligência o acesso à educação em regiões periféricas onde a marginalização é predominante por não haver o devido investimento no setor educacional, tornando o crime a única opção de garantia financeira, enquanto nas capitais as possibilidades são vantajosas, com rede de ensino privado, disponibilidade de materiais e profissionais, além disso, a diferença de engajamento político levando em consideração o morador da periferia, que desconhece as vantagens de ser cidadão, bem como seus direitos e deveres, pela falta de conhecimento proveniente do analfabetismo (Período muito longo). Logo, é preciso romper com a escassez de ensino nessas regiões.
(Boa estratégia coesiva) Sob outro prisma, é evidente que o progresso da nação depende da formação acadêmica da população. De acordo com o Hino Nacional, no trecho: "E o teu futuro espelha essa grandeza" alega a grandiosidade e o futuro brilhante do país. Contudo, o cenário de opressão vivido faz com que essa ideia seja apenas uma utopia, pelo fato de que o corpo social não pratica os direitos enquanto cidadão, porque o direito de expressão, de participação política (Vírgula) por exemplo, solicitam a capacidade de escrita e leitura, por conseguinte, se boa parcela social não é possuidora dessas solicitações (Vírgula) a cidadania não é exercida no país. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que para mitigar as óbices relacionadas à construção da cidadania através da leitura precisa desfazer suas fundações. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, construir bibliotecas em regiões carentes de escolaridade (Vírgula) a fim de incentivar o hábito de leitura para todas as idades, além disso, deve planejar palestras educacionais sobre a importância de ser cidadão. Ademais, essas iniciativas têm o intuito de garantir o progresso e o futuro brilhante expostos no Hino Nacional. Feito esses pontos, o Brasil será, de fato, um país que exerce completamente a cidadania. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
