A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil - Corrige Aqui
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 01/07/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Iara - Correção por Inteligência Artificial
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decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
200
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
960
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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A série de quadrinhos "Turma da Mônica", do cartunista Maurício de Sousa, marcou a infância de diversas gerações brasileiras, desde sua criação até os dias atuais, com sua literatura lúdica e mensagens educativas. (Repertório legitimado, mas o uso não foi produtivo. Melhore a conexão entre as ideais) Nesse âmbito, nota-se que há várias áreas cujo impacto positivo da leitura é refletido, principalmente no desenvolvimento dos cidadãos brasileiros — como no acesso ao conhecimento e na construção do senso crítico dos indivíduos enquanto membros de uma sociedade.
Primeiramente, é imprescindível ressaltar a importância da leitura na aquisição do conhecimento. Paulo Freire, sociólogo e pedagogo brasileiro, defendia que a educação é uma ferramenta de transformação social, assim como a leitura, por possibilitar que pessoas de todas as camadas socioeconômicas obtenham consciência acerca dos fatos e da realidade na qual estão inseridos. Logo, tendo em vista a era digital contemporânea, um bom leitor torna-se capaz de discernir a veracidade das informações propagadas nos meios de comunicação em massa, sendo assim menos suscetível à manipulação, por exemplo.
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, o ato de ler também se apresenta como fator determinante na formação do pensamento crítico coletivo. Na obra "Ensaio sobre a cegueira", do autor José Saramago, há uma crítica explícita à alienação política da sociedade por meio da alegoria da cegueira, na qual os seres humanos tornavam-se indiferentes aos acontecimentos ao seu redor, além de incapazes se pensar ou agir por si próprios. Dessa forma, a absorção do conteúdo de obras como a de Saramago é fundamental para estimular a reflexão acerca dos deveres e direitos da população brasileira, ao estimular a participação ativa de cada membro da nação na vida política, social e civil de seu território.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de suma importância democratizar o acesso à leitura para a população. O Ministério da Educação (MEC) deve, em parceria com instituições privadas, promover oficinais de literatura nas escolas da rede pública de ensino, voltadas para o corpo estudantil e o público geral, visando ampliar a base de leitores brasileiros ao incentivar o hábito da leitura. Dessa forma, o Brasil poderá se aproximar cada vez mais de uma sociedade verdadeiramente democrática, onde cada pessoa será capaz de exercer sua cidadania de modo pleno, satisfazendo os ideais de Freire. (Faltou apresentar o meio)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
160
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
160
Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.