A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 01/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No filme “Escritores da Liberdade” é abordado os desafios da educação, em especial num contexto socioeconômico problemático, (Melhore a coesão e coerência) Erin Gruwell a professora na obra cinematográfica cria um projeto de leitura e escrita, (Sem vírgula) em que os alunos conseguem superar seus anseios e desmistificar o que a sociedade esperava deles. No Brasil contemporâneo, a leitura não é apreciada com a sua devida relevância cultural. Logo, é preciso discutir as causas e as consequências dessa problemática, a fim de mudar essa realidade. 

Diante desse cenário, é fundamental analisar os geradores desses contratempos, já que o acesso à leitura ainda é um desafio significativo na educação dos brasileiros. Um dos principais fatores que contribuem para essa realidade é a indisponibilidade de locais de educação bem estruturados, principalmente em localidades periféricas brasileiras, onde não é dada a devida importância à leitura, a falta de livros de gêneros variados com intuito de atrair novos leitores, e a carência de motivação (Apresente dados). Desse modo, é necessário iniciativa governamental e social, para que assim haja soluções práticas.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é indiscutível a necessidade de se abordar os prejuízos causados pela negligência à formação de leitores. Ainda mais que, a leitura é um importante instrumento de formação cidadã. De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), no período mais recente, entre 2018 e 2022, a diferença entre os alunos com notas mais altas e mais baixas diminuiu em matemática, porém não mudou tanto em leitura e ciências. Além disso, a ausência dessa prática interfere no desenvolvimento crítico, no acesso ao trabalho, capacidade comunicativa e de lidar com as diversidades sociais. (Apresente a discussão com clareza)

(Boa estratégia coesiva) Por fim, é evidente a relevância da leitura e o quanto a ausência dessa prática é nociva ao indivíduo. Assim, é preciso ação para formar um país de leitores proficientes. O Ministério da Educação pode implementar no currículo escolar, (Sem vírgula) práticas de leitura de modo interativo, por meio da capacitação de professores com cursos de capacitação e formação de curta duração com o objetivo de incentivar clubes de leitores no meio educacional entre os alunos, para que possibilite a formação de indivíduos críticos e autônomos. 
Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis.
René Descartes

Dados correção tradicional

Abordagem tangencial. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     440
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200