[Sem título] - Corrige Aqui

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 01/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

O filósofo francês Michel Foucault, (Sem vírgula) evidencia, em uma de suas obras, que o poder é a base inevitável de todas as relações humanas. Seguindo essa ótica, o conhecimento se mostra como um instrumento de poder, dado sua capacidade de promover intervenções socioespaciais. Nesse viés, é notória a importância da leitura enquanto ferramenta de formação cidadã pois, por meio dela, ampliam-se as potencialidades de reflexão e racionalidade. Assim, torna-se necessário refletir acerca da carência de incentivo educacional e a ausência de pensamento crítico. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

A princípio, é importante salientar que, para que o ato de ler seja reconhecido como uma prática social (Vírgula) é primordial que as escolas invistam na formação de leitores. Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), entre 66,3% dos alunos brasileiros de 15 e 16 anos, o livro mais extenso já lido não passou de 10 páginas, o que evidencia a ausência da prática da leitura entre jovens. Contudo, a fomentação desse hábito não cabe apenas aos professores, é também necessário suporte do Poder Público, uma vez que grande parte das escolas brasileiras carecem da infraestrutura adequada. Nesse sentido, fica clara a importância do investimento governamental e do preparo dos educadores visando o incentivo à leitura.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a privação da leitura é responsável pela falta de senso crítico, fator de exímia importância para a formação do cidadão. Nesse viés, o educador Paulo Freire, em sua obra "Educação como Prática da Liberdade", alega que "Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo", tese que explicita a relevância da leitura - maior forma de obtenção do conhecimento - como forma de exercer a cidadania, uma vez que o leitor passa a entender melhor o seu universo, analisando criticamente o mundo ao seu redor (Discussão pertinente. Explore-a de modo mais produtivo). Sem esse hábito, a população será sujeita a uma postura influenciável.

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é imprescindível que medidas sejam tomadas a fim de garantir o acesso à leitura como forma de cidadania. Nesse viés, é necessário que o Ministério da Educação crie o programa "Educando Cidadãos", com objetivo de democratizar o acesso à leitura de qualidade, sobretudo em escolas em áreas abastadas, por meio da distribuição de livros e de palestras que explicitem a importância do conhecimento na formação de cidadãos ativos. Com isso, o Brasil se aproximará do conceito de poder proposto por Foucault. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200