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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 01/07/2025
O filósofo francês Michel Foucault, (Sem vírgula) evidencia, em uma de suas obras, que o poder é a base inevitável de todas as relações humanas. Seguindo essa ótica, o conhecimento se mostra como um instrumento de poder, dado sua capacidade de promover intervenções socioespaciais. Nesse viés, é notória a importância da leitura enquanto ferramenta de formação cidadã pois, por meio dela, ampliam-se as potencialidades de reflexão e racionalidade. Assim, torna-se necessário refletir acerca da carência de incentivo educacional e a ausência de pensamento crítico. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
A princípio, é importante salientar que, para que o ato de ler seja reconhecido como uma prática social (Vírgula) é primordial que as escolas invistam na formação de leitores. Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), entre 66,3% dos alunos brasileiros de 15 e 16 anos, o livro mais extenso já lido não passou de 10 páginas, o que evidencia a ausência da prática da leitura entre jovens. Contudo, a fomentação desse hábito não cabe apenas aos professores, é também necessário suporte do Poder Público, uma vez que grande parte das escolas brasileiras carecem da infraestrutura adequada. Nesse sentido, fica clara a importância do investimento governamental e do preparo dos educadores visando o incentivo à leitura.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a privação da leitura é responsável pela falta de senso crítico, fator de exímia importância para a formação do cidadão. Nesse viés, o educador Paulo Freire, em sua obra "Educação como Prática da Liberdade", alega que "Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo", tese que explicita a relevância da leitura - maior forma de obtenção do conhecimento - como forma de exercer a cidadania, uma vez que o leitor passa a entender melhor o seu universo, analisando criticamente o mundo ao seu redor (Discussão pertinente. Explore-a de modo mais produtivo). Sem esse hábito, a população será sujeita a uma postura influenciável.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é imprescindível que medidas sejam tomadas a fim de garantir o acesso à leitura como forma de cidadania. Nesse viés, é necessário que o Ministério da Educação crie o programa "Educando Cidadãos", com objetivo de democratizar o acesso à leitura de qualidade, sobretudo em escolas em áreas abastadas, por meio da distribuição de livros e de palestras que explicitem a importância do conhecimento na formação de cidadãos ativos. Com isso, o Brasil se aproximará do conceito de poder proposto por Foucault. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
