[Sem título]
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 01/07/2025
Os direitos à educação e à cultura são direitos sociais que estão presentes na nossa Constituição Federal de 1988. Esses direitos (Repetição) são fundamentais para que as pessoas possam exercer a sua cidadania, ou seja, conhecer seus direitos e deveres e participar da vida em comunidade.
Na história do país, houve um período da nossa história em que os governos conquistavam votos e o apoio da população por meio de discursos demagógicos e populistas. Como a maioria da população não tinha acesso à educação e à leitura, era fácil se deixar manipular. A manipulação pode ocorrer mais facilmente quando as pessoas carecem de conhecimento. Logo, a leitura é importante para não se deixar influenciar.
Para exercer sua cidadania, ou seja, para conviverem harmonicamente entre si, as pessoas devem ter consciência de quais são seus direitos e deveres. E é através da leitura que as pessoas adquirem conhecimento. A leitura é importante não só como uma forma de transmitir conhecimento, mas também para formar cidadãos críticos e conscientes para viverem em sociedade. (A discussão precisa ser mais desenvolvida)
(Boa estratégia coesiva) Para incentivar a leitura e promover a cidadania, o poder público, as escolas e as famílias devem criar um ambiente que valorize a leitura, oferecendo acesso a uma variedade de livros e promovendo atividades que tornem a leitura prazerosa e significativa para todos. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais desenvolvidas ao longo do texto. Mantenha os aspectos positivos.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
