[Sem título]

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 01/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os direitos à educação e à cultura são direitos sociais que estão presentes na nossa Constituição Federal de 1988. Esses direitos (Repetição) são fundamentais para que as pessoas possam exercer a sua cidadania, ou seja, conhecer seus direitos e deveres e participar da vida em comunidade.

Na história do país, houve um período da nossa história em que os governos conquistavam votos e o apoio da população por meio de discursos demagógicos e populistas. Como a maioria da população não tinha acesso à educação e à leitura, era fácil se deixar manipular. A manipulação pode ocorrer mais facilmente quando as pessoas carecem de conhecimento. Logo, a leitura é importante para não se deixar influenciar.

Para exercer sua cidadania, ou seja, para conviverem harmonicamente entre si, as pessoas devem ter consciência de quais são seus direitos e deveres. E é através da leitura que as pessoas adquirem conhecimento. A leitura é importante não só como uma forma de transmitir conhecimento, mas também para formar cidadãos críticos e conscientes para viverem em sociedade. (A discussão precisa ser mais desenvolvida)

(Boa estratégia coesiva) Para incentivar a leitura e promover a cidadania, o poder público, as escolas e as famílias devem criar um ambiente que valorize a leitura, oferecendo acesso a uma variedade de livros e promovendo atividades que tornem a leitura prazerosa e significativa para todos. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais desenvolvidas ao longo do texto. Mantenha os aspectos positivos. 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200