[Sem título]
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 01/07/2025
O conhecimento é a principal fonte para o desenvolvimento do ser humano perante a sociedade. Nesse contexto, destaca-se a importância da leitura na construção da cidadania no Brasil, pois ela vai além da educação formal e permite que os cidadãos conheçam seus direitos e deveres. No entanto, dados do IBGE (Desenvolva a sigla) apontam que cerca de 11,4 milhões de brasileiros ainda são analfabetos. Esse cenário é reflexo da pobreza extrema, que impede muitos de concluírem os estudos; de uma educação falha, na qual não há incentivo à leitura; e de estereótipos da sociedade que associam a leitura a um ato feminino, fazendo com que alunos, em sua maioria do sexo masculino, sejam aprovados mesmo sendo analfabetos funcionais. Diante disso, é necessário discutir os fatores que dificultam o acesso à leitura e como isso compromete a cidadania no país. (Delimite as discussões iniciais e formule a tese com clareza)
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6º, prevê que todos os cidadãos tenham direito à educação, incluindo o acesso à leitura. Entretanto, na prática, essa garantia não é plenamente efetivada. Muitos brasileiros precisam escolher entre estudar ou garantir sua alimentação, especialmente em comunidades carentes, onde não há incentivo à leitura nem estruturas adequadas, como bibliotecas. Essa precariedade no acesso à leitura prejudica diretamente o exercício da cidadania, pois dificulta o entendimento dos direitos e o engajamento em decisões políticas. (Melhore a apresentação dessa discussão)
Esse cenário resulta em pessoas que dificilmente alcançarão boas oportunidades profissionais e que (Vírgula) por falta de conhecimento, podem ser facilmente enganadas por seus empregadores, tento seus direitos negligenciados. (Parágrafo frasal)
A leitura contribui para uma escrita mais culta e permite que o cidadão compreenda termos técnicos, interprete as entrelinhas de contratos, entenda discursos políticos e empresariais e saiba se impor em diferentes situações. Quando uma instituição educacional aprova alunos que não desenvolvem essas habilidades, ela prejudica toda a sociedade. Além disso, o preconceito cultural dificulta o hábito da leitura, (Reelabore e explore essa ideia com clareza) especialmente quando mães e famílias não compram livros para seus filhos nem estimulam o interesse pela leitura desde a infância, perpetuando esse ciclo de desinformação e exclusão social.
(Boa estratégia coesiva) Para mudar esse cenário e garantir que todos possam se inserir plenamente na sociedade, o governo deveria avaliar se programas como o Pé-de-Meia estão alcançando todos os cidadãos, para que assim todos tenham a oportunidade de estudar. Além disso, é fundamental que o governo doe mais livros para as escolas, que, em parceria com professores e alunos, promovam projetos como clubes de leitura, nos quais cada livro lido valha pontos que poderão ser trocados por recompensas, estimulando a prática constante da leitura. Também é importante realizar palestras, especialmente nas séries de alfabetização, para conscientizar as famílias sobre a importância de oferecer livros aos filhos, com atenção especial aos meninos, para que o preconceito cultural seja dissipado. Dessa forma, reforça-se o papel da leitura na construção de uma sociedade mais justa e cidadã. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
