A questão da importância da leitura na construção da cidadania no Brasil é de extrema relevância, por isto o cuidado necessário para tal área do conhecimento humano. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização e formule a tese)
A leitura como agente transformador. O conhecimento aliado à sabedoria engrandecem o homem e quando isso aplicado ao Brasil é de extrema importância e notoriedade, já que sempre foi um país de economia emergente e necessitado de uma educação incisiva e consistente. (Reestruture)
Ser cidadão do mundo. É imensurável como (Vírgula) á partir da leitura, portas se abrem, novos mundos interiores e exteriores se conectam e abrem. (Reelabore)
O exercício da imaginação. A criação desde os primórdios dos tempos funcionou como uma "válvula de escape" artística para a humanidade. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, a criação de pdf's e livros digitais,com toda uma pedagogia necessária e inerente; manejados pelo governo federal,ministérios da educação,cultura,ciência,tecnologia e inovação,comunicações e a sociedade civil em geral. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |