Leitura: Alicerce da Cidadania no Brasil
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 01/07/2025
Campanhas como “Leia para uma criança” (Itaú Social) revelam uma crescente conscientização sobre o papel da leitura na formação cidadã. Iniciativas como essas são muito importantes para que as pessoas entendam sobre a importância da leitura na construção da cidadania no Brasil. Consequências positivas, como formar senso crítico e empatia nos cidadãos, podem acontecer com incentivo a leitura. (Discussão pertinente. No entanto, reestruture para desenvolver com mais clareza e formular a tese)
Primeiramente, é imprescindível destacar que a leitura é uma das principais formas de formar senso crítico nas pessoas. Segundo o sociólogo Michel Foucault, "Saber é poder". Mais cidadãos poderosos significa mais gente com conhecimento crítico, que faz a sociedade dar passos largos em direção ao progresso, e a leitura tem um papel fundamental para causar esta evolução. (Discussão pertinente, no entanto precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, quanto mais leitura, mais empatia o povo terá. Segundo o crítico literário Antônio Cândido, a leitura literária promove sensibilidade e empatia, e negar a literatura é mutilar a cidadania. Esta última depende também da sensibilidade frente a problemas sociais, como a fome e a pobreza, para que políticas públicas contra estes males ganhem força para resolver estes males. (A discussão precisa ser mais explorada)
Ademais, a importância da leitura na construção da cidadania no Brasil precisa ser discutida de maneira mais ampla pois a leitura é o que move a sociedade e não deve ser deixada de lado. Algumas soluções, como intensificar programas como "Leia para uma criança" para incentivar a leitura desde a infância, e reservar horários específicos nas escolas para ler, precisam ser adotadas. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
