Leitura: Alicerce da Cidadania no Brasil

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 01/07/2025

Status da correção:
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Campanhas como “Leia para uma criança” (Itaú Social) revelam uma crescente conscientização sobre o papel da leitura na formação cidadã. Iniciativas como essas são muito importantes para que as pessoas entendam sobre a importância da leitura na construção da cidadania no Brasil. Consequências positivas, como formar senso crítico e empatia nos cidadãos, podem acontecer com incentivo a leitura. (Discussão pertinente. No entanto, reestruture para desenvolver com mais clareza e formular a tese)

Primeiramente, é imprescindível destacar que a leitura é uma das principais formas de formar senso crítico nas pessoas. Segundo o sociólogo Michel Foucault, "Saber é poder". Mais cidadãos poderosos significa mais gente com conhecimento crítico, que faz a sociedade dar passos largos em direção ao progresso, e a leitura tem um papel fundamental para causar esta evolução. (Discussão pertinente, no entanto precisa ser mais explorada)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, quanto mais leitura, mais empatia o povo terá. Segundo o crítico literário Antônio Cândido, a leitura literária promove sensibilidade e empatia, e negar a literatura é mutilar a cidadania. Esta última depende também da sensibilidade frente a problemas sociais, como a fome e a pobreza, para que políticas públicas contra estes males ganhem força para resolver estes males(A discussão precisa ser mais explorada)

Ademais, a importância da leitura na construção da cidadania no Brasil precisa ser discutida de maneira mais ampla pois a leitura é o que move a sociedade e não deve ser deixada de lado. Algumas soluções, como intensificar programas como "Leia para uma criança" para incentivar a leitura desde a infância, e reservar horários específicos nas escolas para ler, precisam ser adotadas. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200