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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 01/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
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"Mamãe, por que livros são tão caros se têm tanta importância para as pessoas?". (Truncamento) Diz Mafalda, famosa personagem argentina conhecida por suas críticas ácidas, evidenciando a discrepância entre o poder aquisitivo do povo e a importância da leitura desde a década de 70 para realizar plenamente o dever do cidadão. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Quando se comparado a países como França e Estados Unidos, nações com elevados números de leitores, o Brasil dificulta muito o acesso a leitura, seja pelos seus altos impostos sobre obras literárias ou pela pouca fomentação de sítios de literatura desde os períodos escolares (Melhore a apresentação dessa discussão. Apresente dados). Algo que acentua ainda mais a evasão do brasileiro com seus direitos e deveres, visto que, segundo o jornal "The New York Times" (Principal portal de notícias norte-americano), A população francesa e norte-americana, mesmo sem a obrigatoriedade de ir as urnas para votar, possui taxa de abstenção menor que 15%, enquanto em apenas algumas regiões brasileiras essa taxa pode chegar a ultrapassar 47%.

Para contornar essa evasão e ampliar o senso comum brasileiro perante seus direitos, a governança brasileira deveria se inspirar no modelo sul-coreano, que através de leis nacionais e estudais cortou pela metade os impostos que incidem sobre livros, ampliou a participação escolar em aquisição de obras para jovens, e em 15 anos a capital coreana já possuía um elevado número da população engajada em suas políticas. Além disso, através de convênios com órgãos privados, o governo nacional poderia dissimular a leitura atrás de e-books, aja que 75% dos leitores entre 15 e 26 anos preferem ler livros de forma online, segundo a Amazon, movimento que estimularia um maior campo de leitores por território. (Reestruture a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para fazer um povo mais engajado em pleno conhecimento de seus direitos, como a LAI (Lei de Acesso a Informação), Será preciso unir forças com instituições privadas e inspiração em modelos europeus e asiáticos, que comprovadamente aumentaram o engajamento político através de medias que difundiram a ideia de leitura entre a população desde cedo. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Dados correção tradicional

Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200