[Sem título] - Corrige Aqui

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 01/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

"Mamãe, por que livros são tão caros se têm tanta importância para as pessoas?". (Truncamento) Diz Mafalda, famosa personagem argentina conhecida por suas críticas ácidas, evidenciando a discrepância entre o poder aquisitivo do povo e a importância da leitura desde a década de 70 para realizar plenamente o dever do cidadão. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Quando se comparado a países como França e Estados Unidos, nações com elevados números de leitores, o Brasil dificulta muito o acesso a leitura, seja pelos seus altos impostos sobre obras literárias ou pela pouca fomentação de sítios de literatura desde os períodos escolares (Melhore a apresentação dessa discussão. Apresente dados). Algo que acentua ainda mais a evasão do brasileiro com seus direitos e deveres, visto que, segundo o jornal "The New York Times" (Principal portal de notícias norte-americano), A população francesa e norte-americana, mesmo sem a obrigatoriedade de ir as urnas para votar, possui taxa de abstenção menor que 15%, enquanto em apenas algumas regiões brasileiras essa taxa pode chegar a ultrapassar 47%.

Para contornar essa evasão e ampliar o senso comum brasileiro perante seus direitos, a governança brasileira deveria se inspirar no modelo sul-coreano, que através de leis nacionais e estudais cortou pela metade os impostos que incidem sobre livros, ampliou a participação escolar em aquisição de obras para jovens, e em 15 anos a capital coreana já possuía um elevado número da população engajada em suas políticas. Além disso, através de convênios com órgãos privados, o governo nacional poderia dissimular a leitura atrás de e-books, aja que 75% dos leitores entre 15 e 26 anos preferem ler livros de forma online, segundo a Amazon, movimento que estimularia um maior campo de leitores por território. (Reestruture a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para fazer um povo mais engajado em pleno conhecimento de seus direitos, como a LAI (Lei de Acesso a Informação), Será preciso unir forças com instituições privadas e inspiração em modelos europeus e asiáticos, que comprovadamente aumentaram o engajamento político através de medias que difundiram a ideia de leitura entre a população desde cedo. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Dados correção tradicional

Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200