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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 01/07/2025
"Mamãe, por que livros são tão caros se têm tanta importância para as pessoas?". (Truncamento) Diz Mafalda, famosa personagem argentina conhecida por suas críticas ácidas, evidenciando a discrepância entre o poder aquisitivo do povo e a importância da leitura desde a década de 70 para realizar plenamente o dever do cidadão. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Quando se comparado a países como França e Estados Unidos, nações com elevados números de leitores, o Brasil dificulta muito o acesso a leitura, seja pelos seus altos impostos sobre obras literárias ou pela pouca fomentação de sítios de literatura desde os períodos escolares (Melhore a apresentação dessa discussão. Apresente dados). Algo que acentua ainda mais a evasão do brasileiro com seus direitos e deveres, visto que, segundo o jornal "The New York Times" (Principal portal de notícias norte-americano), A população francesa e norte-americana, mesmo sem a obrigatoriedade de ir as urnas para votar, possui taxa de abstenção menor que 15%, enquanto em apenas algumas regiões brasileiras essa taxa pode chegar a ultrapassar 47%.
Para contornar essa evasão e ampliar o senso comum brasileiro perante seus direitos, a governança brasileira deveria se inspirar no modelo sul-coreano, que através de leis nacionais e estudais cortou pela metade os impostos que incidem sobre livros, ampliou a participação escolar em aquisição de obras para jovens, e em 15 anos a capital coreana já possuía um elevado número da população engajada em suas políticas. Além disso, através de convênios com órgãos privados, o governo nacional poderia dissimular a leitura atrás de e-books, aja que 75% dos leitores entre 15 e 26 anos preferem ler livros de forma online, segundo a Amazon, movimento que estimularia um maior campo de leitores por território. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para fazer um povo mais engajado em pleno conhecimento de seus direitos, como a LAI (Lei de Acesso a Informação), Será preciso unir forças com instituições privadas e inspiração em modelos europeus e asiáticos, que comprovadamente aumentaram o engajamento político através de medias que difundiram a ideia de leitura entre a população desde cedo. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
