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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 01/07/2025
Na obra literária, "Fahrenheint 451", do escritor Ray Bradbury, o bombeiro 451 queimava livros. (Explore essa ideia com mais clareza) Como a sociedade brasileira, pois poucos sabem a importância da leitura na construção da cidadania visto que, (Sem vírgula) não são informados que a leitura é direito do cidadão. Contudo, a falta de incentivo nas escolas e a falta de bibliotecas públicas, (Sem vírgula) fazem com que o problema persista. (Muito bem. Formulou a tese)
A falta de iniciativa das escolas ocasionam o desinteresse da população. (Truncamento) Pois, as instituições de ensino não têm espaços qualificados, e não há professores formados na área da leitura (Reestruture e melhore a apresentação dessa discussão). Na animação "Bela e a Fera", a personagem Bela era vista como "louca", por gostar de ler. Da mesma forma, o corpo social, por não ter a prática da leitura ensinada nas escolas, fazem bulliyng com quem ler, porque acham que ler é motivo de vergonha. Sendo que é um dever da população, para construção de valores. Enquanto não haver a iniciativa das instituições, para abranger a literatura, a sociedade vai continuar desinteressada, e vai ocasionar uma ruptura de valores sociais. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, não há bibliotecas em algumas cidades (Cite exemplos). (Truncamento) Sendo que, (Sem vírgula) é notório que as cidades do interior é consideradas inferiores, assim desvalorizando os cidadãos e inibindo o conhecimento e os direitos da população (Reelabore a discussão). Quando a corte portuguesa venho ao Brasil, no século XIV, uma das primeiras medidas foi construir a "Biblioteca Nacional", no Estado do Rio de Janeiro. Infelizmente, esse modelo político não fui seguido, já que há poucos espaços destinado à leitura. Contudo, é necessário rever os conceitos e implantar uma gestão eficiente no Brasil. 
(Boa estratégia coesiva) Portanto medidas são necessárias para resolver o impasse. O governo, (Sem vírgula) deve construir Bibliotecas em todas as cidades e divulgá-las para sociedade saber que elas existe, por meio de investimentos na área da construção urbanista, com o objetivo de ter o local para ler e de amparar a sociedade. Somente assim, a sociedade não queimará livros, igual na obra "Fahrenheint 451".
Dados correção tradicional
Abordou apenas um aspecto do tema, configurando tangenciamento. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 400 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
