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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 01/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
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Na obra literária, "Fahrenheint 451", do escritor Ray Bradbury, o bombeiro 451 queimava livros. (Explore essa ideia com mais clareza) Como a sociedade brasileira, pois poucos sabem a importância da leitura na construção da cidadania visto que, (Sem vírgula) não são informados que a leitura é direito do cidadão. Contudo, a falta de incentivo nas escolas e a falta de bibliotecas públicas, (Sem vírgula) fazem com que o problema persista. (Muito bem. Formulou a tese)

A falta de iniciativa das escolas ocasionam o desinteresse da população. (Truncamento) Pois, as instituições de ensino não têm espaços qualificados, e não há professores formados na área da leitura (Reestruture e melhore a apresentação dessa discussão). Na animação "Bela e a Fera", a personagem Bela era vista como "louca", por gostar de ler. Da mesma forma, o corpo social, por não ter a prática da leitura ensinada nas escolas, fazem bulliyng com quem ler, porque acham que ler é motivo de vergonha. Sendo que é um dever da população, para construção de valores. Enquanto não haver a iniciativa das instituições, para abranger a literatura, a sociedade vai continuar desinteressada, e vai ocasionar uma ruptura de valores sociais. (Reestruture essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, não há bibliotecas em algumas cidades (Cite exemplos). (Truncamento) Sendo que, (Sem vírgula) é notório que as cidades do interior é consideradas inferiores, assim desvalorizando os cidadãos e inibindo o conhecimento e os direitos da população (Reelabore a discussão). Quando a corte portuguesa venho ao Brasil, no século XIV, uma das primeiras medidas foi construir a "Biblioteca Nacional", no Estado do Rio de Janeiro. Infelizmente, esse modelo político não fui seguido, já que há poucos espaços destinado à leitura. Contudo, é necessário rever os conceitos e implantar uma gestão eficiente no Brasil. 

(Boa estratégia coesiva) Portanto medidas são necessárias para resolver o impasse. O governo, (Sem vírgula) deve construir Bibliotecas em todas as cidades e divulgá-las para sociedade saber que elas existe, por meio de investimentos na área da construção urbanista, com o objetivo de ter o local para ler e de amparar a sociedade. Somente assim, a sociedade não queimará livros, igual na obra "Fahrenheint 451". 

Dados correção tradicional

Abordou apenas um aspecto do tema, configurando tangenciamento. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     400
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200