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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 01/07/2025
Ao inserir uma lista de leituras obrigatórias no programa de vestibular, a Fuvest e a Comvest (Desenvolva a sigla)- organizações responsáveis pela realização da prova de ingresso para a USP e a Unicamp (Desenvolva a sigla), respectivamente - reforçam a importância da leitura para a formação do indivíduo. Nesse sentido, fora do universo dos vestibulares, o hábito de ler se mostra uma importante ferramenta para a construção da cidadania. No entanto, a falta de incentivo governamental à leitura leva à alienação, resultando na falta de participação política da população brasileira.
Nesse contexto, apesar do direito à cultura e educação ter sido estipulado pela Constituição Federal de 1988, ele não é cumprido de fato. Isso, infelizmente, é uma consequência direta da falta de forma que o assunto é abordado, visto que não há incentivo por parte do governo à leitura. Além disso, ao presenciar o crescimento do número de não-leitores, as pessoas tendem a se habituar a ele. De acordo com a escritora francesa Simone de Beauvoir, vive-se uma realidade firmada no senso comum, em que o conhecimento popular, adquirido pela observação e repetição de questões, forma estereótipos. Paralelamente, percebe-se que o indivíduo, inserido nesse panorama, é condicionado a padronizar a falta de busca pelo conhecimento a partir da leitura como um fato cotidiano e normal, seguindo alienado.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, ao presenciar um Estado ausente e uma comunidade incapaz de realizar julgamentos racionais, nota-se uma fragilidade do exercício da cidadania, impulsionando uma baixa participação política da população, impulsionada pela alienação (Melhore a apresentação dessa discussão). Conforme a "Atitude Blasé" - termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel ocorre quando o sujeito passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dar atenção (Melhore a coesão). Sob esse prisma, entende-se que, ao analisar a permanência do determinismo e da normalização da falta do hábito de leitura, o ser humano inclina a adotar essa "Atitude", tornando-se passivo e inerte à problemática.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente a necessidade de atenuar o quadro atual. A fim de aumentar o número de leitores e participação popular na política brasileira, o Ministério da Educação - orgão responsável por garantir o pleno exercício do direito à cultura e educação - precisa não só ativar o corpo social sobre essa realidade, mas também promover o combate à falta de participação cidadã por parte da população. Portanto, essas medidas devem ser realizadas tanto por meio de realocação de verbas para a construção de bibliotecas públicas - sendo elas construídas por todo o Brasil, desde as áreas abastadas às mais pobres - quanto pela distribuição de bolsas de incentivo à leitura - para famílias em situação de vulnerabilidade econômica, resultando na da população leitora e na maior participação popular na política nacional. Somente assim, será possível estourar a bolha da alienação e aumentar a noção de cidadania no imaginário popular brasileiro. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais clareza. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
