Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Enviada em: 09/06/2025
Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas apresentou um Plano de Ação- Agenda 2030-, cujo objetivo é assegurar o bem-estar e a saúde pública no mundo. Todavia, a obesidade impede que a população brasileira tenha uma vida saudável e equilibrada impactando na dependência alimentar, deixando aparente o mal desenvolvimento do Brasil. Dessa forma, é necessário refletir sobre a exclusão social e a negligência estatal como causas dessa problemática.
   
Diante desse cenário, a exclusão de indivíduos é um dos principais pilares que impulsiona o excesso de peso na sociedade contemporânea. Sobre essa perspectiva, na telenovela "Carrossel", a personagem Laura é ridicularizada e excluída pelos seus colegas e professores por ter excesso de peso no qual acarretou em transtornos mentais na menor. Sob esse viés, a falta de empatia, (Sem vírgula) traz o preconceito para os indivíduos que têm obesidade causando prejuízo para a saúde física e mental- depressão e ansiedade-, em que são negligenciados pela ausência de informações,equipamentos de exercício e profissionais que os auxilie. Logo, o preconceito impede a valorização das pessoas, na qual faze-se relevante a resolução do tema vigente. 
    
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar que a inoperância estatal acentua expressivamente a oferta saudável de alimentos no Brasil. Na obra de Aluísio Azevedo- escritor brasileiro-, "O Cortiço", apresenta a ausência de recursos básicos como: frutas e  verduras prejudicando a saúde da comunidade. Entretanto, a passividade governamental potencializa os obstáculos em meio a sociedade, uma vez que possibilita a ausência de alimentos saudáveis para comunidades vulneráveis e a falta desses produtos causa o avanço do consumo de comidas ultraprocessadas, aumentando a disparidade social pela falta de atenção a um problema na saúde publica, que afeta a maioria dos brasileiros, embora o Brasil seja uma nação em desenvolvimento ainda há desafios com o descaso governamental e com o fornecimento de alimentos. (Melhore a apresentação dessa discussão)
    
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado e ao Ministério da Saúde (MS)- Órgão responsável pela promoção a saúde e á assistência social-, promoverem palestras de informação em instituições públicas como: praças e em comunidades, para aumentar a conscientização, por meio de investimentos em aparelhos de exercícios físicos em espaços públicos com o auxílio de profissionais especializados como: personais e nutricionistas ofertando aulas e palestras gratuitas para diminuir a exclusão social, com a ajuda de ONGs para distribui produtos saudáveis a população e consultas com profissionais da área da saúde mental. Assim, freando os índices de obesidade no Brasil. Por conseguinte, obter uma sociedade mais próxima da Agenda 2030. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
