[Sem título]

Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil

Enviada em: 08/06/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é um problema global e que atinge milhões de indivíduos, das mais diversas idades, causando-lhes sérias complicações de saúde. Com isso, o elevado número de pessoas com o estado corporal acima do peso saudável, alertado pela OMS revela que, alguns sujeitos não estão recebendo o devido apoio moral para mudar de comportamento em relação às suas estruturas físicas, ocasionando em índices saturados de níveis corporais normais. Por conseguinte, a solução dessa problemática se deve ao combate de duas causas, sendo elas: a negligência governamental e a malícia humana. (Formulou a tese)

Diante desse cenário, a omissão estatal impossibilita a diminuição das altas estatísticas de obesos no mundo todo, inclusive o Brasil. Conforme a Constituição Federal de 1988 sancionou, todos possuem o direito à igualdade e são assegurados de qualquer discriminação sofrida. Todavia, pode-se notar na sociedade hodierna a carência de políticas públicas eficazes discorridas na Constituição de 1988, evidenciado pela falta de centros educacionais que viabilizem a inclusão e bons olhares – já desde cedo - dos indivíduos que ultrapassam o limite do peso ideal, bem como a insuficiência de locais nos quais estes possam ser proporcionados a uma melhor garantia de saúde e bem-estar geral (Cite exemplos de políticas. Aborde fatos que evidenciem). Por fim, não é aceitável que o Estado não esteja cumprindo suficientemente com as suas obrigações.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a maldade humana persiste ao desafio de diminuir os índices de obesidade. A obra cinematográfica “A Baleia” retrata a história de Charles – um homem obeso e recluso -, no qual tenta se reconectar com a sua filha Ellie, com uma chance de redenção, e que no processo acaba sofrendo gordofobia e outros preconceitos. Fora da obra fictícia, é notório observar a presença de estereótipos e julgamentos alheios, refletindo a malícia dos outros em relação às pessoas como descrito no filme “A Baleia”, podendo causar a esses indivíduos prejuízos emocionais, levando-os a desenvolverem depressão e ansiedade generalizada, tais sendo pela escassez de profissionais especializados – como psicólogos altamente treinados – e acompanhamentos médicos. Por conseguinte, é responsabilidade de todos respeitarem e levarem em conta as emoções de todos os indivíduos envolvidos. (Reestrutrue a discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que as políticas públicas ineficazes e a maldade coletiva são as duas causas pelas quais são perduradas, na sociedade atual, elevados índices de obesidade. Logo, o Governo Federal – órgão público de maior poder social -, deve realizar - por intermédio dos estados e municípios –, nas escolas, acompanhamentos médicos e psicológicos – com profissionais treinados por instituições renomadas -, oferecendo aos alunos suporte emocional e inclusão de sujeitos obesos nesses meios educacionais, além de criar espaços específicos – como academias - para um melhor condicionamento físico dos estudantes, tudo isso visando um menor índice de obesidade corporal e melhor qualidade de vida, tornando dados como o da OMS não tão preocupantes. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200