A Obesidade
Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Enviada em: 08/06/2025
A obesidade no Brasil tem crescido muito ao longo dos anos, por diversos fatores, como (Vírgula) por exemplo, estilo de vida e negligência de cuidados básicos com a saúde, todos esses agravantes favorecem que o Brasil tenha altos índices de obesidade. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Portanto, a obesidade é consequência dos hábitos de vida ruins que adquirimos, e que pode estar ligado também a doenças psicológicas que acarretam o sobrepeso como sintoma, dentre essas doenças é citável a ansiedade e depressão que levam a obesidade como sintoma.  (Parágrafo frasal)
Entretanto, vale destacar a falta de cuidados com a nossa saúde, isso está enraizado na sociedade e da maneira como vivemos, pois o sedentarismo se tornou cultura do homem moderno; (Vírgula) sem contar com o aparecimento de doenças cardíacas que predominam , levando as pessoas a terem infarto e demais males. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Todavia, a falta de investimentos na área da saúde e o predomínio de alimentos não saudáveis e vida cotidiana agitada, (Sem vírgula) colaboram para que surjam mais obesos e também a falta de incentivo aos cuidados primordiais, tudo isso somado a falta de incentivo, acarreta problemas graves, com isso afetando a economia e relações sociais. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Concluindo, é fundamental que tenha perícia e observação detalhada a respeito dos altos índices de obesidade e a intervenção do governo federal, através do ministério da saúde, com a criação de programas que promovam vida saudável para todos, independente da idade. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 560 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
