Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Enviada em: 08/06/2025
Segundo o artigo 5°. (Vírgula) da Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos devem ser tratados sem distinção, independente de sua religião, etnia, classe social ou qualquer comorbidade. No Brasil, são inúmeros os desafios para a diminuição do índice de obesidade, tais como a estigmatização e assédio que sofrem os portadores do quadro e a dificuldade de acesso à prática de atividades físicas. (Muito bem. Formulou a tese)
Neste contexto, a frase do filósofo Jean-Paul Sartre — "A violência, seja com se expresse, é sempre uma derrota" — se mostra pertinente. A estigmatização da obesidade pode ser entendida como uma forma de violência psicológica, assim como o assédio moral vivenciado por pessoas obesas, culminando em outros problemas como exclusão social, ansiedade ou depressão, fatores que afetam diretamente a qualidade de vida dos indivíduos. (Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o Brasil enfrenta um problema em relação à segurança, muitas das vezes impossibilitando o público mais vulnerável praticar atividades físicas frequentemente. Projetos como "Academia ao Ar Livre" se mostram promissores, entretanto, a falta de ambientes seguros para a prática de exercícios desestimula a população à realização dos mesmos, seja pelo medo de ser assaltado ou sofrer algum tipo de assédio, ou até pela falta de manutenção do local.
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, é imprescindível que sejam tomadas medidas por parte de órgãos competentes e apresentadas políticas públicas eficientes, como por exemplo a criação de espaços públicos de qualidade pelo Ministério da Cultura e Lazer, com profissionais competentes e dispostos a auxiliar a população, com intuito de promover a prática de atividades físicas com maior frequência, auxiliando no combate à obesidade e sedentarismo, além de prover mais interação social, evidenciando a pluralidade de pessoas e respeito mútuo. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
