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Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Enviada em: 08/06/2025
A Constituição Federal de 1988 – norma de maior hierarquia do ordenamento jurídico brasileiro – garante a todos os cidadãos o direito à saúde e ao bem-estar. Entretanto, na contemporaneidade, observa-se que tal garantia é constantemente ameaçada, sobretudo diante do aumento dos índices de obesidade no país. Nesse sentido, é necessário analisar como a má alimentação, aliada à negligência governamental, constitui um obstáculo significativo à efetivação desse direito constitucional. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Antes de tudo, é essencial entender que a obesidade não é um fenômeno isolado — ela está profundamente conectada a práticas como o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e o sedentarismo. Esses hábitos, ao contribuírem para o desequilíbrio calórico e nutricional, intensificam o aumento do peso corporal e elevam os riscos de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 55% da população brasileira apresenta excesso de peso, sendo que a obesidade já atinge cerca de 20% dos adultos. Além disso, a falta de acesso a alimentos saudáveis, especialmente em comunidades de baixa renda, agrava ainda mais o problema. Esses fatores evidenciam que combater a obesidade exige, necessariamente, uma mudança estrutural nos modelos de produção e consumo alimentares, especialmente nas sociedades urbanizadas.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a inobservância governamental é outro fator que perpetua a gravidade da crise de obesidade. Segundo as premissas defendidas pelo filósofo Thomas Hobbes, cabe ao Estado garantir o bem-estar da população – um princípio que, infelizmente, não encontra plena materialização na realidade brasileira, especialmente no que diz respeito às políticas de alimentação e saúde pública. Isso fica evidente, por exemplo, na falta de investimentos em infraestrutura que incentive hábitos saudáveis, como a promoção de espaços públicos para a prática de atividades físicas e a regulamentação da publicidade de alimentos ultraprocessados voltada para crianças.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível que medidas eficazes sejam adotadas. O Governo Federal, como principal instância de poder político nacional, deve agir em parceria com o Ministério da Saúde para desenvolver projetos que reconheçam e incentivem práticas voltadas à promoção da alimentação saudável e da atividade física. Isso pode ocorrer por meio da criação de programas de certificação e premiação para escolas e empresas que adotem medidas eficazes, como a oferta de refeições equilibradas e a promoção de ambientes que incentivem a mobilidade ativa. Além do mais, investir na construção de escolas com infraestrutura voltada à saúde é fundamental para que a educação alimentar seja vivenciada na prática. Em ambientes que oferecem refeições nutritivas, promovem atividades físicas e conscientizam sobre os riscos da obesidade, crianças e adolescentes desenvolvem hábitos saudáveis desde cedo. Assim, essas iniciativas educam, moldam comportamentos e estimulam uma cultura de bem-estar para as futuras gerações. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
