Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
A obra cinematográfica ´´Wall-e`` evidencia uma sociedade marcada pelo sedentarismo e pela ingestão de alimentos processados. Fora da ficção, pode-se fazer um paralelo entre a trama e a realidade brasileira, dado que a obesidade afeta considerável parcela da nação verde-amarela. Logo, destacam-se como causas a exígua prática de atividades e o mau hábito alimentar. (Muito bem. Formulou a tese)
É crucial, a princípio, entender a obesidade sob a perspectiva de que a exígua prática de atividades é uma forte influente. Isso, (Sem vírgula) porque a escassez de atividades físicas pode ocasionar problemas como o sedentarismo, por exemplo. Tal questão pode ser associada ao pensamento do filósofo Lair Ribeiro, segundo o qual ´´ Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde vai ter que arrumar tempo para cuidar da doença``. Dessa forma, enquanto o déficit na prática de exercícios se mantiver, a obesidade continuará a afligir o país.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é preciso analisar o mau hábito alimentar segundo o pensamento de Jacques-Bénigne. Para o teólogo, ´´A saúde depende mais das precauções do que dos médicos``. Seguindo essa lógica, é visto um cenário de comercialização e consumo de produtos enlatados, assim prejudicando a saúde de grande parte da população o que, por conseguinte, leva à hábitos alimentares péssimos, e, em alguns casos, o óbito. Urge, pois, um meio capaz de sanar essa problemática. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Nota-se, dessarte, que é preciso desbancar as origens da obesidade. Para tanto, o Ministério da Saúde juntamente com o MInfra - Ministério de infraestrutura - devem não só promover equipamentos e estruturas para a prática de exercícios, como também programas de cestas de frutas e legumes. Tais medidas devem ser realizadas por meio de reformas e palestras, com o fito de sanar a obesidade. Com efeito, poder-se-á observar o país em progresso, e a realidade vista em ´´Wall-e`` ficará restrita à ficção. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |