Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
O programa "Quilos mortais" mostra a jornada de emagrecimento dos participantes com obesidade mórbida. Assim como retratado no reality show, o excesso de peso também é um problema com alta incidência no Brasil, devido aos maus hábitos alimentares e ao sedentarismo. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, é evidente que o consumo desenfreado de ultraprocessados, como refrigerantes e salgadinhos, por crianças, é um fator de risco à obesidade já na infância. Segundo Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Dessa forma, é notória a necessidade de conscientização dos pais sobre o que estão alimentando seus filhos e qual é a relação que está sendo criada entre as crianças e a comida. (Reveja a relação da discussão com o tema proposto. Melhore a conexão)
(Boa estratégia coesiva) Além da má alimentação, outro desafio à diminuição do índice de sobrepeso é o sedentarismo, pois as pessoas obesas se encontram em um ciclo de inatividade física por conta do peso e da falta de preparo físico (Vírgula) e consequentemente continuam a engordar (Reestruture). Conforme a escritora Djamila Ribeiro, o primeiro passo para a resolução de um problema é tirá-lo da invisibilidade. Desse modo, é necessário que as autoridades reconheçam o problema de saúde pública que a obesidade é e a falta de exercícios físicos como causa, para que seja possível tomar providências atenuantes. (Reestruture e melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, tendo em vista a dificuldade em diminuir a incidência de obesidade no Brasil, é imprescindível uma atuação governamental eficiente. Diante disso, o Ministério da Saúde junto ao Ministério da Educação precisam desempenhar um papel mais ativo para a resolução da problemática, por meio da criação de projetos com palestras, separados por faixa etária, com o objetivo de ensinar bons hábitos de vida, como a alimentação saudável e a importância das caminhadas. Para tal, é necessário o direcionamento de verbas para a contratação dos especialistas palestrantes, a fim de proporcionar uma educação de qualidade à sociedade. Mediante essas ações concretas será possível haver uma redução expressiva no índice de sobrepeso. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões de acordo com o tema proposto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |