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Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Enviada em: 07/06/2025
Na obra cinematográfica “A Baleia”, o personagem Charlie sofre com a obesidade extrema, decorrente de traumas emocionais mal resolvidos e do isolamento social. Fora da ficção, no Brasil, a obesidade também é uma realidade alarmante que afeta milhões de pessoas, especialmente devido à falta de políticas públicas eficazes e à cultura do preconceito enraizada na sociedade. Nesse sentido, é necessário discutir como a negligência estatal e o estímulo midiático a padrões corporais irreais agravam o cenário da obesidade no país.
Em primeiro plano, é evidente a ausência de ações governamentais efetivas na prevenção e combate à obesidade. De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, os fatos sociais influenciam diretamente o comportamento dos indivíduos dentro de uma sociedade. Nessa perspectiva, observa-se que a ausência de políticas públicas voltadas à educação alimentar e à promoção de hábitos saudáveis resulta em uma população cada vez mais suscetível ao consumo de alimentos ultraprocessados e à inatividade física. Dessa forma, a falta de investimento em campanhas educativas e infraestrutura para atividades físicas contribui para o aumento progressivo da obesidade entre os brasileiros. 
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a influência sociocultural exerce papel determinante na forma como pessoas obesas são tratadas, frequentemente sendo alvo de discriminação. Segundo a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado garantir a dignidade da pessoa humana. No entanto, a realidade mostra-se oposta: muitas pessoas, principalmente crianças e adolescentes, enfrentam situações de bullying e exclusão por não se enquadrarem nos padrões estéticos impostos. Um exemplo disso é a personagem Laura, da novela Carrossel, que sofria constantes humilhações dos colegas por conta de seu peso. Tal conduta reforça estigmas prejudiciais e afasta os indivíduos afetados da busca por ajuda, agravando sua condição física e emocional. 
(Boa estratégia coesiva) Torna-se, portanto, imprescindível a intervenção para reverter esse cenário. Para isso, o Ministério da Saúde deve promover campanhas educativas nas escolas e nas mídias digitais, com palestras de nutricionistas e atividades lúdicas sobre alimentação e bem-estar, a fim de conscientizar as crianças desde cedo sobre a importância de hábitos saudáveis. Paralelamente, o Ministério da Cidadania deve fomentar políticas de combate à gordofobia, como a criação de canais de denúncia e campanhas de valorização da diversidade corporal. Assim, será possível garantir o respeito à dignidade humana e combater os fatores que perpetuam a obesidade no Brasil. (Faltou o meio/modo)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
