Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Enviada em: 07/06/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
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Iara - Correção por Inteligência Artificial
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fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
200
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
960
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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Na obra cinematográfica “A Baleia”, o personagem Charlie sofre com a obesidade extrema, decorrente de traumas emocionais mal resolvidos e do isolamento social. Fora da ficção, no Brasil, a obesidade também é uma realidade alarmante que afeta milhões de pessoas, especialmente devido à falta de políticas públicas eficazes e à cultura do preconceito enraizada na sociedade. Nesse sentido, é necessário discutir como a negligência estatal e o estímulo midiático a padrões corporais irreais agravam o cenário da obesidade no país.
Em primeiro plano, é evidente a ausência de ações governamentais efetivas na prevenção e combate à obesidade. De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, os fatos sociais influenciam diretamente o comportamento dos indivíduos dentro de uma sociedade. Nessa perspectiva, observa-se que a ausência de políticas públicas voltadas à educação alimentar e à promoção de hábitos saudáveis resulta em uma população cada vez mais suscetível ao consumo de alimentos ultraprocessados e à inatividade física. Dessa forma, a falta de investimento em campanhas educativas e infraestrutura para atividades físicas contribui para o aumento progressivo da obesidade entre os brasileiros.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a influência sociocultural exerce papel determinante na forma como pessoas obesas são tratadas, frequentemente sendo alvo de discriminação. Segundo a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado garantir a dignidade da pessoa humana. No entanto, a realidade mostra-se oposta: muitas pessoas, principalmente crianças e adolescentes, enfrentam situações de bullying e exclusão por não se enquadrarem nos padrões estéticos impostos. Um exemplo disso é a personagem Laura, da novela Carrossel, que sofria constantes humilhações dos colegas por conta de seu peso. Tal conduta reforça estigmas prejudiciais e afasta os indivíduos afetados da busca por ajuda, agravando sua condição física e emocional.
(Boa estratégia coesiva) Torna-se, portanto, imprescindível a intervenção para reverter esse cenário. Para isso, o Ministério da Saúde deve promover campanhas educativas nas escolas e nas mídias digitais, com palestras de nutricionistas e atividades lúdicas sobre alimentação e bem-estar, a fim de conscientizar as crianças desde cedo sobre a importância de hábitos saudáveis. Paralelamente, o Ministério da Cidadania deve fomentar políticas de combate à gordofobia, como a criação de canais de denúncia e campanhas de valorização da diversidade corporal. Assim, será possível garantir o respeito à dignidade humana e combater os fatores que perpetuam a obesidade no Brasil. (Faltou o meio/modo)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
160
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
160
Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.