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Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Enviada em: 07/06/2025
Nos últimos anos, vivenciamos um imenso número crescente em obesidade no Brasil, por motivos como familiares, perda de ente-queridos, problemas de discriminação que levam pessoas a obter a obesidade. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
No programa de televisão "Quilos Mortais", (Sem vírgula) mostram o dia das pessoas com problema de obesidade, revelando suas dificuldades, como preconceito, a luta contra o vício, e a tristeza, tentando juntamente diminuir com a ajuda de um médico. (Reestruture a discussão. Parágrafo frasal)
Nesse sentido, com todo o avanço do mundo tudo tornou-se rápido e prático, como o uso excessivo de alimentos industriais, as pessoas deixaram de comer em horários,, de ter uma alimentação saudável, e fazer exercícios, sendo o 54º no mundo com maior obesidade infantil e de menina segundo o site da G1.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, por motivos sociais e até educacional em contratempo a sociedade optou pelo confortável, deixando o dia cansado ou a tristeza tomar o emocional para o físico. Em virtude disso, muitos tendem a não ter acesso a muitas áreas por vergonha, enfrentando depressão, ansiedade e tendo que depender das pessoas. (Reelabore)
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, é evidente que pessoas com obesidade se sentir inferior e excluídos da sociedade, por sentir-se diferente, e é fundamental a sociedade como cidadão de acordo com a DUDH prevalecer o cuidado e respeito, ajudar e não julgar, também é necessário o poder estatal orientar nas instituições escolares sobre a saúde física e alimentar, evitando que agrave e aumente o índice de obesidade no Brasil. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita. Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
