[Sem título]

Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil

Enviada em: 06/06/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No  O programa de TV "Quilos mortais" retrata a difícil realidade de pessoas obesas, que enfrentam dificuldades em realizar tarefas simples do dia a dia e diversos problemas de saúde. No entanto, não muito diferente do programa, essa situação tem se tornado cada vez mais frequente na vida dos brasileiros. Isso ocorre, (Sem vírgula) porque existe uma banalização da obesidade e a ausência de políticas públicas que conscientize a população dos malefícios de uma péssima alimentação. Dessa forma, há de ressaltar esses fatores afim de promover soluções eficazes.

Diante desse cenário, é importante analisar a banalização que a obesidade se tornou. Segundo o filósofo Aldous Huxley, " um fato não deixa de existir só porque e ignorado", ou seja, o indivíduo obeso se sente bem com seu peso e resolve ignorar, isso não significa que ele está saudável e que o problema não exista (Reestruture essa discussão). Nesse sentido, a pessoa permanece na ilusão de que ela está bem, porque já se acostumou com esse modo de viver.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, convém relacionar a falta de políticas públicas que promovam a diminuição dos índices de obesidade. De acordo, (Sem vírgula) com dados do G1, um importante portal de notícias, em relação ao século passado, o brasileiro passou a consumir mais calorias, (Sem vírgula) que o necessário para um adulto saudável, isto é, o acesso a alimentos calóricos, junto com a desinformação, agregam esse cenário. Assim, a falta da ação do poder público, mantém essa situação em crescimento. (Melhore a abordagem dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Fica claro, portanto, que a banalização e a falta de políticas públicas, (Sem vírgula) colaboran para os aumentos dos índices de sobrepeso. Assim, cabe ao ministério da saúde, órgão responsável por gerir esse problema, promover ações informativas sobre as consequências da obesidade, isso pode ser feito nas escolas, e criar também políticas de construções de praças esportivas, afim de proporcionar desde jovem a consciência de cuidar da saúde. Logo, o país possa ser um lugar que preserve a saúde de seus cidadãos. (Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200