A intrínseca relação entre o consumismo e a obesidade
Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Enviada em: 06/06/2025
No distópico filme infantil da Disney, "Wall-E", a humanidade se encontra em um estado de dependência completa dos robôs e inteligências artificiais para realizarem quaisquer atividades dentro do contexto da animação, sendo que isso ocorre mediante a altíssima incidência de obesidade entre os humanos que, devido ao seu estado, encontram-se debilitados. Em consonância com a realidade, é possível relacionar a cultura do consumismo, estagnação e comodismo, somado a fatores como ambientes obesogênicos e a influência da mídia no aumento dos índices de obesidade no Brasil. (Muito bem. Formulou a tese)
Conforme o pensador John Piper, "A marca da cultura do consumismo é a redução do 'ser' para 'ter'", (Justaposição) analogamente, o consumismo não necessariamente se conforma na obtenção material, podendo se expandir para os âmbitos alimentares, na qual a satisfação gerada quando se consome algo pode se tornar um vício e - em união a outros fatores culturais do século XXI, como o comodismo e a estagnação advinda do uso de aparelhos eletrônicos - impulsionar a obesidade no país.
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente, a mídia - em específico a propaganda - também exerce grande influência no crescimento da obesidade através da forma na qual impõe no espectador, utilizando ferramentas de controle como as mensagens subliminares, a mensagem que quer passar (Reestruture). Exemplificando, grandes empresas de fastfoods e alimentos ultraprocessados conseguem ganhar o cliente através da forte propaganda e seus efeitos, podendo os levar para os chamados ambientes obesogênicos, que são estabelecimentos que induzem ao cliente alto consumo de alimentos que são inegavelmente relacionados a obesidade.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, mediante a tais conjunturas que revelam apenas algumas das influências da obesidade no país, como medidas para enfrentar a problemática e por fim diminuir o índice de obesidade no Brasil, cabe ao Estado (Vírgula) através do Ministério da Educação, a implementação de campanhas de conscientização nas escolas desde o início básico para a criação de pensamento crítico quanto os efeitos das propagandas e conceitos relacionados a alimentação e saúde. Isso pode ser feito por meio de uma mudança na grade curricular e resultar não somente mitigar em parte os índices de obesidade, como também ocasionar em uma significativa mudança nos padrões da cultura do consumismo anteriormente mencionada. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
