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Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Enviada em: 06/06/2025
O padre Gillett, em "A educação do caráter", afirma que o corpo é o abrigo da alma e que, se esse estiver mal cuidado, a alma também sofrerá às consequências. Paralelamente, nota-se que os altos índices de obesidade como um problema no brasil, que agravam a saúde e adoecem a alma (Melhore a relação com o tema). Esse cenário é potencializado pelo descaso governamental e pela falta de consciência social. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse contexto, destaca-se que a omissão do Estado contribui para o aumento da obesidade. Segundo John Locke, o Estado deve garantir os direitos básicos dos cidadãos, o que inclui a saúde. No entanto, quando alimentos ultraprocessados e maléficos à saúde mostram-se uma alternativa mais barata frente aos saudáveis, esse pacto social é rompido. Com efeito, doenças como AVC e hipertensão arterial se tornam comuns, sobretudo nas classes mais pobres da população que veem na alimentação inadequada a única opção possível. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de consciência social é um catalisador desse fato. O filósofo francês Antonin Sertillanges, (Sem vírgula) afirma que o estômago é um segundo cérebro, e, quando alimentado de forma irresponsável, compromete a capacidade cognitiva e crítica do indivíduo. Isso dificulta a adoção de hábitos saudáveis e enfraquece a pressão popular por políticas públicas mais eficazes, perpetuando o adoecimento coletivo da alma. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica claro que compete ao Governo Federal a criação de políticas públicas que visem diminuir os altos preços de alimentos in natura e, consequentemente, combater a obesidade. Paralelamente, campanhas escolares e nos meios de comunicação devem conscientizar a população sobre os riscos da má alimentação. Assim, corpo e mente poderão caminhar juntos, rumo a uma sociedade saudável, como sugerem Gillet e Sertillanges. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
